news
Desenvolvimento de Roteiros
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Compartilhar
Foi publicada nesta quinta-feira, 20 de agosto, no Diário Oficial da União (Seção 1, página 5), a Portaria nº 18 contendo a relação dos 79 projetos classificados para a segunda etapa do Edital do Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos, Inéditos, de Longa Metragem, do Gênero Ficção 2009, promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC).

Dos 891 projetos inscritos, foram selecionados 79 que agora passarão para a próxima etapa do processo quando serão analisados pela Comissão Julgadora, responsável pela escolha dos 10 melhores. Dos roteiros, 62 foram escritos por estreantes e 17 por não estreantes. Do total de selecionados nessa etapa, 42 vieram da Região Sudeste, 13 do Nordeste, 10 da Região Centro Oeste, 10 do Sul e quatro da Região Norte.

:: Edital de Roteiros 2009 ::

Lançado em 20 de janeiro deste ano pela Secretaria do Audiovisual, o concurso oferecerá o prêmio de R$ 50 mil para cada um dos dez escolhidos no final da segunda etapa de seleção. Desse total, pelo menos quatro roteiristas deverão ser estreantes, ou seja, que nunca tiveram a oportunidade de produzir e veicular um roteiro de longa metragem de ficção na televisão e/ou cinema.

Com o objetivo de estimular novos talentos em todo o país, o edital teve 891 inscritos, dos quais 56 eram não estreantes. Os estreantes somaram 835 inscritos, ou seja, 93,7% do total.

Os 79 projetos selecionados nesta etapa serão examinados por uma Comissão Julgadora designada pela SAv/MinC e composta por especialistas renomados da área.

Informações: audiovisual@cultura.gov.br.

(Jane de Alencar, SAv/MinC)

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.