news
Exposição Pixel-Arte acontece no NAVE
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Compartilhar
Não é foto, nem desenho, nem pintura. É pixel. Uma combinação dos pontos luminosos que existem nas telas dos monitores, originária do sistema binário dos computadores, que, reagrupados, formam uma nova representação visual associada à estética da cultura digital. Pixelar _ movimento que surgiu como uma nova forma de expressão dos artistas de vanguarda do século XXI para a construção de pinturas digitais, aliada ao mundo dos games e da imaginação _ será o tema da Expo-Pixel Arte, exposição que abrirá no próximo dia 22 de agosto no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), na Tijuca.

Até o final do ano, a Expo-Pixel Arte apresentará seu conteúdo em módulos, sempre acompanhando as discussões sobre tecnologia, educação e cultura digital que acontecem no Descolagem. A Expo-Pixel Arte conta com a participação do coletivo de artistas visuais alemães Eboy. O primeiro módulo conta com os trabalhos de quatro artistas internacionais e três nacionais. No próximo sábado, o público poderá ver duas obras de grandes dimensões, cada uma com cerca de 13 metros de largura, recheadas de pixel arte.

Uma delas privilegia a arte do Eboy, fazendo uma grande colagem de algumas das maiores cidades do mundo _ característica da estética dos alemães. Os Pixoramas, como são chamados os cartazes originais dessas cidades, são disputados por amantes do design e viram objeto de desejo assim que uma nova cidade ganha a vida em pixel.

A segunda obra reúne diversos trabalhos do brasileiro Thiago Mano, dos norte-americanos NO CARRIER e minusbaby, e da francesa Julien Ducourthial. Em outubro, a empresa de design interativo 32Bits inaugura a instalação .SCULPT, convidando os alunos do Nave e o público a terem seus rostos transformados em esculturas de pixel.

O layout da Expo-Pixel Arte ficou a cargo da Boldº, novíssima agência de design carioca formada pela união da Caótica, de Leonardo Eyer, e da Nu-Dës, de Billy Bacon, ambos prestigiados designers com carreira internacional. A curadoria e a direção é do designer multidisciplinar Batman Zavareze. Realizador da exposição anterior no NAVE, Batman tem em seu currículo uma residência na Fabrica, laboratório artístico criado pelo fotógrafo italiano Olivero Toscani; direção de fotografia para documentários e longa-metragens; exposições de artes visuais no Brasil e exterior; e idealização do Festival Multiplicidade, projeto que une música e imagem sob suporte tecnológico no Oi Futuro.

:: NAVE::
O Nave é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio e capacitem os jovens para profissões na área digital. No Rio de Janeiro, o projeto é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e está instalado em uma antiga central telefônica da Oi.

O Nave reúne uma escola pública de referência _ o Colégio Estadual José Leite Lopes _; um centro de pesquisa e inovações voltado para a busca de novas soluções de ensino; e um espaço de disseminação do conhecimento adquirido através de exposições e seminários. Além da formação no ensino médio, os alunos têm acesso a disciplinas das áreas de programação de jogos, desenvolvimento de roteiros para mídias digitais e criação e manipulação de som e imagem.

:: SERVIÇO ::
Expo-Pixel Arte no NAVE
Núcleo Avançado em Educação (NAVE)
Inauguração: Sábado, dia 22 de agosto de 2009
Rua Uruguai 204, Tijuca.
Entrada ratuita.
De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.