news
Projeto Lúmen: Novas intervenções na cidade
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Compartilhar
O projeto LUMEN, realizado pela Hólos Consultores Associados, com idealização da Ana Laet Comunicação e curadoria de Paulo Reis, convidou dois artistas plásticos paulistas, um mineiro, um italiano, um espanhol e um português, que visitaram o Rio em diferentes ocasiões para escolher os pontos mais adequados para expor suas obras.

Através de imagens projetadas em paredes ou na ilusão ótica criada pelo movimento de figuras humanas formadas por numerosos pontos de luz, cada artista criará uma intervenção luminosa que ficará visível todas as noites em diferentes espaços públicos da cidade. As intervenções acontecem em duplas de artistas, sendo sempre um estrangeiro e um brasileiro, simultaneamente.

Nos dias entre 7 a 16 de agosto, os primeiros espaços iluminados foram o MAM e a ESDI.

O segundo momento do projeto acontece, de 21 a 30 de agosto, no Hotel Glória e no viaduto da Praça XV. Em uma intervenção denominada “Glória”, o italiano Giancarlo Neri iluminará, num clima de anúncios publicitários dos anos 50 e 60, mais de 70 janelas do edifício, assim como o letreiro que sinaliza o nome do hotel. “Será uma sequência dinâmica, cíclica, quase musical das luzes, com duração de 10 a 15 segundos”, revela Neri, que pretende instalar também um globo luminoso de 70 cm que simulará a Lua subindo e descendo pela fachada do prédio. O italiano já esteve no Brasil com a instalação Romario, nome resultante da junção dos nomes das capitais Roma e Rio. Mas sua obra mais conhecida é “Massimo Silenzio”, uma instalação de 10 mil luzes esféricas de diferentes cores brilhando durante a noite, que já esteve à mostra em Dubai, Roma e Madri.

A intervenção "Clara Clara", assinada pela escultora paulista Laura Vinci, utiliza elementos de iluminação pública de forma orgânica. Cinco grandes bolsas, com medidas variadas e em forma de redes, estão suspensas em diversas alturas por cabos de aço ocupando uma parte do Viaduto da Praça XV. Dentro de cada bolsa estão colocadas sete luminárias conectadas por fios elétricos. A forma das bolsas produzirá um tipo de iluminação muito diversa da comum. “Será uma iluminação mais difusa, orgânica, sem a lógica racional frequentemente produzida pela iluminação pública”, explica Laura.

Veja mais detalhes na sessão "Matérias" [http://www.rioecultura.com.br/materias]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.