news
Momento Casa Cor 2009: Ambiente Foyer volta ao passado e acessa o futuro, levando o visitante a refletir sobre o tempo
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Compartilhar
Em um dos pontos mais acessados do Casa Cor Rio 2009 - o hall do segundo andar - , o espaço Foyer convidará o visitante a refletir sobre o tempo. À concepção tradicional de foyer (espaço de passagem e de encontro com uma mesa no centro), a arquiteta Rachel Marques de Sá acrescentou a história de um colecionador de relógios. Exemplares raros e históricos estarão expostos em duas estantes estrategicamente separadas pela moderna concepção de relógio criada pelo designer Hans Donner, o Timension. O conceito de Hans parte justamente da alternância de luz e sombra, de dia e noite, e serviu de inspiração para Rachel Marques resgatar a identidade visual do homem com a hora.

Para atingir o objetivo, Rachel Marques harmoniza as modernas tecnologias sustentáveis com o conceito de ?ecotempo? ? o tempo ligado à natureza através de imagens em transição. Opções de materiais não agressivos ao meio ambiente estão em cada detalhe, assim como o contraponto entre o ontem, o hoje e o amanhã.

O ambiente contará com duas estações, uma de trabalho e outra de descanso, cada qual com um painel da artista plástica Lívia Buriti trazendo imagens do cotidiano que remetem à visão histórica do relógio, com ênfase no Pop Art.

Nas paredes, lançamentos da Suvinil em sintonia com a sustentabilidade: mármore (sem extração), aço escovado (sem minério) e jeans (sem algodão) - as novas texturas feitas à base de água.

A iluminação desenvolvida pelo light designer Jorge Oliveira, traz lâmpadas de alta eficiência, que aliam benefícios na manutenção, consumo e na função da luz. Por exemplo, a moderna fluorescente T5, que dura 16 mil horas, garante 30% a mais de fluxo luminoso e consome 65% de uma lâmpada tubular comum. A lâmpada de vapor metálico, além da durabilidade, permite que quatro exemplares substituam 30 das antigas.

O ambiente conta ainda com a cadeira ergonômica da Zody, 100% reciclável e que se ajusta ao corpo do usuário, e com móveis Celmar fabricados com madeira de reflorestamento.

"O tempo hoje é uma das palavras mais pronunciadas pelo homem moderno. Nossa proposta convida à reflexão justamente em um ponto de passagem, onde as pessoas terão de lidar com o tempo para visitar o evento", explica Rachel Marques.

:: Produtos com tags, um novo conceito de mídia ::

Rachel Marques apresenta no Foyer do Colecionador, um novo conceito de mídia sustentável: tags associadas aos produtos, permitindo que os visitantes capturem e armazenem as informações através de seus aparelhos de celular. O sistema dispensa o uso de papel e tinta para a impressão de folheteria.
Os tags prometem revolucionar a maneira de se obter informações sobre peças, objetos e produtos em geral. Para o Casa Cor, os tags estarão em displays que poderão ser usados como porta-copos. Sobre o uso das Tags, a arquiteta enfatiza "a utilização desta mídia, favorece os projetos de arquitetura e decoração de forma totalmente sustentável, ao não utilizar fiação em geral, normalmente fabricadas com cobre, diminuímos o consumo, e por onde protegemos o meio ambiente e a sociedade".

RACHEL MARQUES DE SÁ ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO
www.rachelmarquesdesa.com
E-mail: rachelmarques@terra.com.brTel.: (21) 2422.2087

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.