news
Light promove arena de debates sobre o desenvolvimento do Rio na Bienal do Livro
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Compartilhar
A Light, patrocinadora da XIV edição da Bienal do Livro, que acontece de 10 a 20 de setembro, vai levar para o seu estande com 102 m², no pavilhão verde do Riocentro, uma arena de debates para conscientizar o público sobre a importância do desenvolvimento do Rio de Janeiro e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de sua população. Serão apresentados os projetos do Instituto Light, como o de revitalização da Rua Larga e seus arredores, além da continuidade dos debates iniciados em abril no Osterio, que reúne executivos, políticos, empresários e acadêmicos para discutirem o futuro da cidade e do estado.

“A Light sempre busca se associar a todas as atividades culturais importantes que acontecem no Rio de Janeiro, como orquestras sinfônicas, bienais do livro, feiras de artes plásticas e eventos esportivos. Uma forma que a empresa encontrou de contribuir para a inclusão social e cultural dos cidadãos. Para que seja mantida a capacidade de inventar e inovar, a Light reforça, com seu apoio, a existência e a melhoria destes eventos e instituições”, informa Mozart Vitor Serra, diretor do Instituto Light, sobre o patrocínio ao evento, realizado através da lei de incentivo à cultura.

Para o público infanto-juvenil, a Light preparou uma atração especial: os contadores de história. Por meio de contos e fábulas, os jovens e crianças presentes à Bienal do Livro conhecerão um pouco mais sobre a importância do consumo consciente e como a energia está presente em nosso dia a dia. Vencedor de diversos prêmios, José Mauro Brant dará um toque especial às apresentações utilizando-se de recursos como a música e um teatro, que será montado com personagens e cenários que vão surgindo à medida que ele conta a história. O foco será o surgimento da energia elétrica, tendo como referência o final do século 19 e o desenvolvimento do ambiente da Rua Larga.

Já para os adultos o foco será o desenvolvimento do Rio, através de debates e palestras, como o Projeto de Revitalização da Rua Larga, que envolve empresas da Rua Marechal Floriano e adjacências, no Centro do Rio de Janeiro, em busca de soluções para reestruturar uma das áreas mais significativas da cidade. Outro projeto abordado será o Alegria de Ler, voltado ao incentivo à leitura, criando oportunidades para o contato das pessoas com o universo literário.

Sobre as ações do Instituto Light fora da cidade do Rio, haverá palestras sobre as fazendas do ciclo do café, peças fundamentais no passado para o desenvolvimento do país. Outro tema abordado será o Parque Arqueológico de São João Marcos, projeto que será referência cultural para o Vale do Paraíba fluminense.

A Light ainda vai oferecer para o público um espaço multimídia. Monitores exibirão ações de projetos do Instituto Light, e computadores darão acesso ao site do Museu da Energia, ao inventário das fazendas do ciclo do café e ao Pólo da Nova Rua Larga.

Para quem for ao Riocentro durante a XIV edição da Bienal do Livro pode aproveitar e usar os serviços da Light, que estarão disponíveis por meio da Agência Móvel da companhia de energia. Entre os serviços que serão oferecidos pela unidade móvel estão: abertura de contrato; análise da conta de energia; alteração de data de vencimento; cadastro de tarifa social; parcelamento de débitos; religação; retificação de endereço e de nome; e segunda via de faturas.

Além de todos os serviços, a Light vai orientar e dar dicas ao público sobre como usar a energia de maneira segura e eficiente. Para mostrar como funciona na prática o consumo de energia de uma residência, a companhia levará um simulador, que é uma mini casa com aparelhos eletrodomésticos, chuveiro elétrico, lâmpadas etc.

A Agência Móvel da Light ficará instalada no Pavilhão 3 – Azul, próximo a praça de alimentação, no Riocentro.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.