news
Palácio Guanabara entrará em reforma
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Compartilhar
O Palácio Guanabara – sede do Governo do Estado – em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, vai fechar para reformas a partir de setembro. O prédio, de estilo eclético, construído entre os anos 1853 e 1863, vai passar por obras em boa parte de sua estrutura após 22 anos. Em 2006, no Governo Rosinha Garotinho (PMDB) apenas fora reformada a escadaria principal, mesmo assim tendo sido paralisada, deixando vários serviços pendentes, segundo a assessoria de imprensa do Palácio. As obras estão orçadas em R$ 9 milhões e terão a duração de um ano.

O projeto de restauração foi aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura. A reforma será financiada por empresas que terão a contrapartida do investimento através de leis de incentivo fiscal. Durante a obra, o governador Sérgio Cabral Filho despachará no Palácio Laranjeiras. Para Cabral, a reforma do prédio será um presente ao Estado.

"É sobretudo uma obra que simboliza o que tem sido o nosso governo: a recuperação das nossas instituições", afirmou o governador.

Segundo a assessoria, há necessidades que vão da troca de todas as instalações elétricas e hidráulicas à restauração do acabamento de telhados, pisos e paredes.

Alguns exemplos: obras de adaptação para o acesso de portadores de deficiência física às dependências do prédio; as paredes, erguidas no século XIX com pedra de mão e argamassa com óleo de baleia, sofrem um processo contínuo de deterioração do seu revestimento e precisam de reparos periódicos; as cúpulas metálicas das entradas laterais, de procedência francesa, apresentam, há muito tempo, acentuado grau de deterioração, tendo sofrido apenas reparos localizados desde a construção; os aparelhos de ar-condicionado, instalados abaixo das janelas, sempre causaram estragos nos revestimentos das fachadas.

Para eliminar o problema será instalado um sistema de ar-condicionado central; nos jardins (cuja última restauração foi em 1920) passarão por reparos chafarizes, esculturas, paisagismo e iluminação. O Mirante do Palácio, prédio histórico inaugurado em 1929, também passará por obras. A última reforma geral ocorreu em 1987, enfocando o interior do prédio principal.

Fonte: O Fluminense online [06.09.09]
Por Anderson carvalho
http://www.ofluminense.com.br/noticias/236465.asp?pStrLink=3,111,57,236465&IndSeguro=0

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.