news
Parque Guinle é alvo de críticas dos cariocas
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Compartilhar
Uma área que combina modernidade e preservação ambiental, o Parque Guinle, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, está em estado de abandono. Apesar de considerarem uma melhora na manutenção dos jardins, moradores e frequentadores do parque evitam a área de lazer quando escurece.

A ausência do controle de entrada e saída de pessoas afasta a população. “Os mendigos ficam dormindo nas moitas e os pivetes também”, afirma Mônica Lisboa, 33, que está desempregada e vai sempre ao parque para passear.

A falta de iluminação também é motivo de reclamação. “As luzes só ascendem quando querem. Às vezes, fica tudo escuro em um determinado canto do parque”, garante Mônica. A entrada liberada de animais também é um problema para as crianças que usam os brinquedos e brincam na areia.

“A gente vem com as crianças à tarde e tem sempre sujeira de cachorro onde elas brincam”, conta a bibliotecária Ilma Côrrea, 42 anos, mãe de Giovana, 4. “ A manutenção das árvores agora está melhor, mas falta um cuidado com a parte destinada às crianças”, completa Ilma.

O Decreto número 28.981 determinou, em 31 de janeiro de 2008, que a COMLURB (Companhia de Limpeza e Urbanização) ficasse responsável pela manutenção e preservação dos parques, canteiros e praças do Rio de Janeiro, passando a colaborar com a Fundação Parques e Jardins.

Segundo Cléber André, 43, funcionário da Companhia, a COMLURB está atuando no Parque Guinle há sete meses e dispõe de sete pessoas para a manutenção do jardim, e duas para a varredura do parque. “É um projeto novo e o prefeito quer ver se vai dar certo”, conta Cléber.

O parque, originalmente, eram os jardins do palacete de Eduardo Guinle, construído na década de 1920. Projetados pelo paisagista francês Gérad Cochet, mais tarde recebeu intervenções do brasileiro Roberto Burle Marx. Na década de cinquenta, Lúcio Costa projetou modernos edifícios residenciais para Parque, destinados à elite carioca.

Além disso, o antigo palacete de Eduardo Guinle é a residência oficial do governador do estado do Rio, apesar do atual governador, Sérgio Cabral, ter escolhido morar em seu apartamento, no Leblon.

“O Parque Guinle é lindíssimo, mas o astral está nota zero”, declara a jornalista Izaura Barbosa, 42.

Fonte: O Estadão Online [01.09.09]
Por Elis Bertonelli
http://www.oestadorj.com.br/?pg=noticia&id=3363&editoria=Estado

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.