news
Criação de Cássio Lázaro enfeita a LOJA DO CHOCOLATE, no Casa Cor Rio 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Compartilhar
A escultura "Folhas Vermelhas", de Cássio Lázaro, fabricada com tampas de latas de tintas, tem encantado todos os visitantes da LOJA DO CHOCOLATE, ambiente do Casa Cor Rio 2009, assinado pelos arquitetos Fernanda Mancini e Anderson Macedo.

Cássio Lázaro nasceu em Cássia, cidade tímida de Minas Gerais, Brasil e não esconde sua maneira interiorana, embora já viva em São Paulo há quase três décadas.

Nos anos 70 fazia presença com as primeiras exibições públicas. Autodidata, oriundo de família simples, acreditou nas possibilidades da Arte e conseguiu se impor como escultor. A escultura passou a ser seu alfabeto básico, permitindo-lhe sobreviver dignamente e representar o mundo com suas árvores, rochas, mulheres, guerreiros...

A tridimensionalidade realiza em sua obra de várias facetas uma viagem breve e necessária. Passa de uma existência meramente afetiva a um processo mais informado, que o lança no redemoinho da pós-modernidade.

Superando uma fase figurativa referencial – à qual acorre ainda para atender a algumas encomendas – Cássio tem impressionado os observadores com uma produção recente que da experiência de observar uma folha amassada de papel, chegou às grandes formas com metais martelados ou refundidos, como se fossem meros caprichos da natureza. A instalação temporária de uma dessas peças, de grandes dimensões, entre os edifícios da Avenida Paulista (1998), deu-nos a noção da amplitude artística deste mineiro simples de Cássia.

Nas obras desta fase fica registrado o embate do homem com os materiais, resultando numa escultura que, ao confrontar a matéria, aproxima-se de sua sutil espiritualidade. As aparentemente casuais "amassaduras" são mais sedutoras quanto mais variam suas formas, cores e dimensões.

Lembrando ora as composições de Magnelli, ora as dobraduras de Amílcar ou ainda panejamentos monocromáticos de Dworecki, Cássio insere-se sem alarde entre os melhores escultores da atualidade.

--------------------------------------------

LOJA DO CHOCOLATE [Espaço 43]
Ambiente acolhedor e convidativo para uma boa degustação, o espaço Bel trufas, projetado por Fernanda Mancini e Anderson Macedo tem quatro mesas/aparadores cujas bases são molas de caminhão reaproveitadas com belíssimos tampos compostos por vidro moído reciclado. Chama, também, à atenção, o revestimento de parede composto por “vértebras” da Bambu Revest. O piso vinílico, também sustentável, da FADEMAC, composto por 60% de reaproveitamento do PVC “METALIC”.

CASA COR RIO 2009
Jockey Club Brasileiro - Gávea
Pça Santos Dumont, 31 - Tribuna C

Período
1 de setembro a 13 de outubro de 2009
SPECIAL SALE: 12 e 13 de Outubro

Horário
De terça-feira a domingo, das 12h às 22h

Ingresso
R$25 [de terça a quinta-feira]
R$30 [de sexta-feira a domingo e feriados]
Estudantes e idosos acima de 60 anos apresentando documento oficial pagam meia entrada.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.