news
Ano da França no Brasil discute cooperação científica em workshop no Rio
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Compartilhar
A cooperação científica entre a França e o Brasil será o tema do workshop “Biodiversidade em Questão: Cooperação entre o Museu Nacional Francês de História Nacional e o Brasil”, que será realizado entre 29 e 30 de setembro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, e será composto por diversos pesquisadores e especialistas dos dois países.

“Este workshop representa uma oportunidade essencial para a troca e o intercâmbio entre a França e o Brasil. A cooperação científica é um item fundamental da relação bilateral entre os dois países, e um evento como esse só ajuda a aprofundar os laços e a cooperação entre brasileiros e franceses”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

O workshop tem como objetivo desenvolver e consolidar as relações existentes, facilitar a elaboração e o desenvolvimento de projetos conjuntos, apoiar o aprimoramento da gestão do patrimônio natural e cultural e ampliar a cooperação científica e cultural entre a França e o Brasil. Com base nas questões chaves identificadas pelos pesquisadores dos dois países, serão propostas recomendações, no sentido de estruturar e fortalecer a cooperação no futuro. Estas recomendações serão transmitidas formalmente às instituições francesas e brasileiras envolvidas no processo de cooperação bilateral.

O evento será aberto pelas coordenadoras, a francesa Myriam Néchad, do Museu Nacional Francês de História Nacional, e a brasileira Marta de Azevedo Irving, da UFRJ. Do lado francês, estarão presentes palestrantes do Museu Nacional de História Natural da França, Consulado da França no Rio de Janeiro, Cofecub e Instituto de Pesquisa pelo Desenvolvimento (IRD). Do lado brasileiro, palestrantes da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Ciência e Tecnologia, Museu Paraense Emilio Goeldi, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto de Botânica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católoca do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade de São Paulo (USP).

No evento será apresentado o protótipo do “Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire”, um site eletrônico de livre acesso, no qual serão disponibilizados os dados relativos à vida e obra de Auguste de Saint-Hilaire. O herbário virtual, disponibilizará de forma permanente imagens selecionadas das 30.000 amostras coletadas por Saint-Hilaire e os nove preciosos cadernos de campo deste naturalista.

O evento é organizado pelo Programa Eicos de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas e Estratégias de Desenvolvimento da UFRJ, Museu Nacional de História Natural da França e o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). O evento tem ainda o apoio do CNPq, Fundação Banco do Brasil, Ministério das Relações Exteriores da França e da Fundação Jose Bonifácio de Amparo à Pesquisa.

Serviço:
“Biodiversidade em Questão: Cooperação entre o Museu Nacional Francês de História Nacional e o Brasil”
De 29 a 30 de setembro
Local: UFRJ - Auditório na Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos – Rio de Janeiro

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:

Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.

Veja o clipe de Angelique Kidjo no show no Maranhão
http://www.youtube.com/francabr2009

Fonte: Site Ano da França no Brasil

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.