news
Descolagem receberá dois grandes nomes da indústria de games
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Compartilhar
A quinta edição do Descolagem será especial e vai apresentar Glenn Entis e Dante Anderson, dois veteranos da indústria de games que compartilharão suas experiências, reflexões e dúvidas com a plateia. Por que choramos ou damos risadas quando assistimos a um personagem animado nas telas? Como os animadores conseguem despertar essas emoções em imagens geradas por computador e projetadas numa tela cheia de pixels? E, na medida em que estamos cada vez mais rodeados de telas por tudo quanto é lado, como estes dispositivos se “comunicarão” com a gente? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas por Glenn Entis em sua apresentação “Injetando vida em personagens interativos” (Breathing life into interactive characters), inédita e exclusiva para o Descolagem #5 – Especial Oi Futuro Games Festival. Entis fará um retrospecto da história da animação, desde as pinturas e as primeiras obras, passando pela incrível técnica desenvolvida pelos artistas dos estúdios de Walt Disney – capazes de criar a “ilusão de vida nas telas” –, até os personagens interativos “nascidos” em computadores e que estão hoje presentes em inúmeros videogames.

Por sua vez, Dante Anderson vai explicar como os avanços nas mídias digitais estão favorecendo o surgimento de novos tipos de diversão, como games transmídia, entretenimento locativo (com o uso de tecnologia GPS) e jogos em redes sociais. “Os maiores estúdios de Hollywood estão fazendo parcerias inéditas com as grandes produtoras de games do mercado. Pequenas companhias estão fundindo TV e game pela internet. A tendência da proliferação de games está em todo lugar. Um dos games do Facebook, por exemplo, já atingiu a marca de 10 milhões de jogadores”, diz Anderson. Ele vai explicar como esta onda começou e quer, junto com a plateia, debater sobre o que podemos esperar desta área no futuro próximo.

O próximo Descolagem, que tem a curadoria do jornalista e blogueiro Beto Largman, está marcado para o dia 6 de outubro, terça-feira, a partir das 15h, no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), na Tijuca. A entrada é gratuita e haverá tradução simultânea. Os interessados em participar devem enviar, a partir do dia 28 de setembro, uma mensagem para descolagem@oi.com.br com o título “Quero Participar” e no corpo da mensagem informar nome, idade e ocupação. Como o número de inscrições é limitado, enviaremos uma mensagem confirmando o convite.

O Descolagem é realizado pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, que promove uma série de encontros na área "Usina de Expressão" do NAVE.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no Descolagem App, um aplicativo para iPhone/iPod especialmente desenvolvido e que pode ser baixado gratuitamente na iTunes Store.

O Descolagem faz parte de uma série de eventos que vai movimentar o Rio de Janeiro de 4 a 10 de outubro. O Oi Futuro Games Festival acontece de 4 a 10 de outubro em parceria com a feira SB Games 2009, na PUC, e inclui, entre outros eventos, palestras e exibição de filmes, além da entrega do Prêmio Nave, que vai contemplar criadores de games do Brasil e do exterior. Os vencedores serão anunciados num grande evento no dia 9 de outubro. Também está previsto o Prêmio de Arte Digital, para artistas multimídia que mostrarão trabalhos no Solar Grandjean de Montigny, na PUC.

O SB Games, patrocinado pela Oi com o apoio do Oi Futuro, é o simpósio anual da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação). A grande feira que acontecerá no Campus da PUC reunirá cientistas, artistas, designers, empresários, educadores, estudantes e representantes de centros de pesquisa e da indústria de games. Lá, o Oi Futuro montará uma tenda de 260 m2 para a realização de oficinas para professores e estudantes, exibição de jogos aplicados em salas de aula e apresentação de tecnologias emergentes, além da exposição de conteúdos de entretenimento e educação - produzidos, entre outros, pelo NAVE - e de projetos como o Descolagem e Desenrola.

:: Os convidados ::

<< Glenn Entis >>
Pioneiro nas áreas de computação gráfica e mídia digital, Glenn possui mais de 30 anos de experiência nas companhias líderes da indústria. Entis foi um dos fundadores da Pacific Data Images (PDI), que começou como uma empresa incubada de animação digital em 1982, até crescer e ser comprada em 1996 pela DreamWorks. Em parceria com a Dreamworks, a PDI produziu os filmes de sucesso FormiguinhaZ, Shrek e Madagascar. Em seguida, Entis passou a ser o CEO da DreamWorks Interactive, onde trabalhou de perto com Steven Spielberg e Jeffrey Katzenberg no desenvolvimento dos primeiros títulos da série de Games “Medal of Honor”. Em 2000, a DreamWorks Interactive, uma joint venture da DreamWorks SKG e Microsoft, compra a Eletronic Arts e Entis então se torna vice-presidente da Eletronic Arts Worldwide Studios, liderando 14 estúdios espalhados pelo mundo. Em 2008, Entis sai da EA para fundar a VanEdge Capital, empresa especializada no investimento em entretenimento interativo e mídias digitais.

<< Dante Anderson >>
Dante tem mais de 15 anos de experiência na indústria dos videogames, mais especificamente em desenvolvimento de produto e gerenciamento técnico de projetos. Como produtor sênior da GT Interactive, Anderson desenvolveu os games de sucesso “Duke Nukem”, “Nam/Napalm” e “WWII GI”. Antes disso, ele chegou a trabalhar na Sega, produzindo os jogos “Panzer Dragon” e “Clockwork Knight”. Atualmente na KUMA Reality Games, Dante tem desenvolvido games para a internet e baseados em séries de TV, tendo como principais clientes os canais History Channel e Animal Planet. Ele é constantemente convidado para palestrar sobre desenvolvimento de produtos para iPhone e de integração estratégica entre games e mídias digitais.

<< Beto Largman >> www.feiramoderna.blog.br
Jornalista especializado em tecnologia, internet e design, comanda o blog Feira Moderna, no Globo Online. Gerenciou projetos inovadores ligados a tecnologia, comunicação, mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas e participado em inúmeros programas para rádio e TV. É colaborador das revistas Época e Época Negócios. Largman está coordenando um ciclo sobre tecnologia na Casa do Saber do Rio de Janeiro ao longo de setembro. Devido ao sucesso de sua coluna no programa “Qual é a boa?”, exibido no canal Multishow, foi convidado para fazer a narração do programa Cybernet, sobre games, no mesmo veículo. Beto já foi DJ e continua fazendo trabalhos especiais como produtor musical.

:: SERVIÇO ::

Data: Terça-feira, dia 6 de outubro de 2009
Horário de início do Descolagem: 15h.
Os portões estarão abertos a partir das 14:30h.
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca.
Entrada gratuita.
Os interessados em participar devem enviar, a partir do dia 28 de setembro, uma mensagem para descolagem@oi.com.br com o título “Quero Participar” e no corpo da mensagem informar nome, idade e ocupação. Como o número de inscrições é limitado, enviaremos uma mensagem confirmando o convite.

:: O QUE É DESCOLAGEM ::

Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem. No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.

:: NAVE ::

O Nave é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, o site http://nave.oi.com.br/ reúne as notícias relevantes sobre o projeto.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.