news
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular amplia acervos para consulta na internet
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Compartilhar
Acervos bibliográficos digitais sobre folclore e cultura popular estão disponíveis para consulta do público em geral no endereço www.cnfcp.gov.br, o portal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular na internet, como resultado do esforço que vem sendo empreendido desde a década de 1990, pela equipe da Biblioteca Amadeu Amaral, no sentido de desenvolver ações que utilizem novas tecnologias para preservar e difundir seu acervo, um dos maiores do Brasil relativos ao tema, com cerca de 200 mil documentos.

Desse acervo, estão disponibilizados em mídia digital a Cordelteca, com 5.539 folhetos de cordel; a Hemeroteca, com mais de 80 mil recortes de periódicos (jornais e revistas); a Xiloteca, reunindo a coleção de xilogravuras do Museu de Folclore Edison Carneiro, do CNFCP; a Revista Brasileira de Folclore, com 41 fascículos; e, agora, mais uma novidade: os catálogos da Sala do Artista Popular (SAP), num total de 151 títulos.

A SAP é um programa permanente voltado para a difusão e comercialização da produção de arte popular e artesanato de tradição cultural, envolvendo ações de pesquisa, documentação, difusão e fomento. A partir de pesquisas de campo e documentação fotográfica, o programa realiza exposições e venda de peças de artistas e comunidades produtoras de artesanato de cunho tradicional. Na abertura de cada mostra, que conta com edição de catálogo etnográfico, os artistas estabelecem contato direto com o público, recebendo pró-labore, no caso de demonstração técnica.

Em breve, serão disponibilizados os números da série Encontros e Estudos, editada pelo CNFCP visando, sobretudo, a divulgar resultados de seminários, debates, estudos e pesquisas nos campos do folclore e da cultura popular, fomentando a discussão e o intercâmbio com pesquisadores e especialistas.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.