news
Navio que refaz o percurso de Darwin chega ao Rio com 50 pesquisadores
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Compartilhar
Os estudiosos partiram da Inglaterra, em setembro, passaram pela Espanha, Portugal, Fernando de Noronha e Salvador. Grupo traça um paralelo entre meio ambiente de antes e agora.

Chegou, nesta terça-feira (13) ao Rio, um grupo de cientistas que está refazendo de navio a viagem feita ao redor do mundo por Charles Darwin há 178 anos. Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução através da seleção natural. A viagem faz parte das comemorações pelos 200 anos de nascimento de Darwin.

O veleiro holandês chegou na segunda-feira (12) ao Rio. A tripulação de 50 estrangeiros entre cientistas, marinheiros, estudiosos não veio a passeio. Eles cumprem uma missão histórica, refazer o percuso de Charles Darwin.

Em 1831, o biólogo britânico partiu da Inglaterra em um veleiro e durante cinco anos percorreu diversos países em busca de conhecimento. Anos depois, em 1859, lançou um livro que mudou o mundo. Em “A origem das espécies”, Darwin convenceu a comunidade científica sobre a existência da evolução e que ela se dá por meio da seleção natural.

O veleiro está viajando desde setembro. Os estudiosos partiram da Inglaterra, passaram pela Espanha, Portugal, Fernando de Noronha e Salvador. Na viagem, o grupo está traçando um paralelo entre meio ambiente da época de Darwin e o de agora. Eles aproveitam para fazer várias pesquisas, uma delas é uma caixa que fica na água. Na ferramenta tem filtros muito sensíveis que captam a quantidade de minerais presentes na água do mar.

“O que eles vão perceber logo é primeiro a questão da Mata Atlântica. Há 150 anos, a mata era muito diferente do que ela é. Se verificar os escritos de Darwin percebe-se a exuberância. Hoje ela está restrita a 7% do seu território. Uma diferença enorme”, diz Denise Hamu, secretária geral da WWF.

Darwin ficou quatro meses no Rio. A tataraneta do biólogo, Sara, disse que em suas anotações, o cientista se mostrou fascinado pelas belezas cariocas. Ela acredita que o Rio teve uma participação importante na elaboração da Teoria da Evolução.

Fonte: RJTV 1ª Edição [13.10.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.