news
6º Encontro da Mídia Legal
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Compartilhar
Alerj debate políticas culturais, acessibilidade e inclusão na abertura do 6° Encontro da Mídia Legal

O 6° Encontro da Mídia Legal - Universitários(as) pelas Políticas de Juventude será aberto no dia 20 de outubro, às 14h, com a audiência pública Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais, a ser realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A audiência foi convocada pela Comissão de Cultura da Alerj, em parceria com a Escola de Gente - Comunicação em Inclusão e a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/ MinC).

A audiência visa discutir o tema da acessibilidade no teatro, literatura e audiovisual e debater a garantia do direito à produção e participação na vida cultural por parte das pessoas com deficiência. Estão confirmadas as presenças de Alessandro Molon (deputado e presidente da Comissão de Cultura da Casa); Américo José Córdula Teixeira (secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura - SID/MinC); Claudia Werneck (superintendente-geral da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão); e David Barros (presidente do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve). Foram convidados, ainda, parlamentares, representantes do Ministério Educação (MEC), da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), conselheiros(as) nacionais e estaduais, especialistas, pesquisadores(as) e defensores(as) de direitos humanos.

A audiência pública pretende também divulgar a Campanha Acessibilidade - Siga Essa Idéia!, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). A campanha tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de informação e arquitetônicas que geram preconceito e impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida social. Além disso, objetiva criar um grupo de trabalho para mapear a acessibilidade dos equipamentos culturais do estado do Rio de Janeiro.

Seguindo o Decreto Federal 5.296/04, a audiência pública será realizada com acessibilidade. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo o direito à participação de pessoas surdas. As pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida terão assentos reservados.

6° Encontro da Mídia Legal - Universitários(as) pelas Políticas de Juventude

Após a abertura na Alerj serão realizados quatro seminários na Faculdade de Comunicação Social, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com os temas: Políticas Públicas de Juventude: O que são?! A quem se dirigem?! (21/10); Comunicação e Participação Juvenil (23/10); Educação Inclusiva: Direito Humano dos Jovens (27/10); Juventude e Vulnerabilidade: Diferenças e Desigualdades (29/10), sempre entre 9h às 12:30. A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

Patrocínio e apoio

O 6° Encontro da Mídia Legal tem o patrocínio da Petrobras e parceria da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Fundação Avina e UERJ. Apóiam a iniciativa: Ashoka Empreendedores Sociais; Conjuve; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe); Cipó - Comunicação Interativa; Comissão de Cultura da Alerj; Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da Instituto de Juventude Contemporânea (IJC); Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); Aracati - Agência de Mobilização Social; Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social; Rede Andi; Rompendo Barreiras; Rompendo Barreiras; Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/Minc); Revista Viração; Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC); Secretaria Especial dos Direitos Humanos (Corde/SEDH); Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República; União e Inclusão em Redes de Rádio (UNIRR); União Nacional dos Estudantes (UNE); e WVA Editora.

:: Serviço ::

6°Encontro da Mídia Legal - Universitários(as) pelas Políticas de Juventude

Abertura 20 de outubro, às 14h
Audiência Pública na Alerj
Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março - s/nº , Praça XV

Seminários
Dias: 21, 23, 27 e 29 de outubro, de 9h às 12h30
Local: UERJ (R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro)
Sala: RAV 102 (Faculdade de Comunicação Social - 10º andar)

Assessoria de Imprensa
Coletivo Comunicação - Imprensa e Mobilização Social
coletivocom@gmail.com
Liseane Morosini (21) 8885 1486
Eliane Araujo (21) 8131 9210

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.