news
São Cristóvão, um bairro histórico abandonado à escuridão e desordem
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Compartilhar
O RJ Móvel estaciona em São Cristóvão para mostrar a situação de um dos mais tradicionais bairros do Rio, que já serviu de endereço da sede do governo imperial, local onde ficam o Centro de Tradições Nordestinas e o zoológico e 330 casarões tombados. A produção do RJTV recebeu muitos e-mails reclamando de vários tipos de problemas.

De janeiro a agosto deste ano, segundo o Instituto de Segurança Pública do Rio, foram 270 ocorrências de furtos e roubos a mais que no ano passado.

A primeira parada é o campo de São Cristóvão, colchões e travesseiros de moradores de rua ficam espalhados pelo local. Marcos Coelho, membro da associação de bairro, mostra o tamanho do livro de pedidos e reivindicações feitas pela associação a prefeitura, a última foi em janeiro desse ano, quase nenhuma atendida. Eles pedem reforma do coreto, manutenção da iluminação e presença pública. Em uma breve caminhada, é possível contar 19 postes sem luz.

Pelo bairro, tem moradores embaixo dos viadutos. Na Quinta da Boa Vista, a reclamação é do abandono de um ponto histórico tão importante. Transeuntes reclamam de buracos em calçadas e moradores dizem que o bairro nunca teve manutenção.

Quanto aos moradores de rua, a Secretaria de Assistência Social disse que faz vistorias e abordagens pelo bairro mas vai intensificar o trabalho de acolhimento. A Fundação Parques e Jardins disse que está aguardando a liberação de verbas para reformar o coreto. A Secretaria Municipal de Obras disse que espera liberação de verbas também, mas que até o final desse mês vai providenciar o conserto das calçadas no entorno da Quinta da Boa Vista. Sobre a iluminação do Campo de São Cristóvão, a RioLuz disse que está estudando uma ampliação do serviço e que as luminárias são alvos constantes de vândalos. Os moradores pedem para evitar o local porque está muito perigoso devido à escuridão.

Fonte: RJTV 1ª Edição [14.10.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.