news
Arquiteto lança livro sobre volta ao mundo de bicicleta
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Compartilhar
O arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino lança, nas próximas semanas, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, o livro Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta (SESCSP). A obra é resultado de sua viagem pelo mundo em uma bicicleta com o projeto educacional “Pedalando e Educando” (2001-2005), que buscava na aventura uma estratégia de incentivo para o aprendizado. O objetivo era dar aulas, via internet, para crianças de escolas públicas, disseminando o conhecimento adquirido na viagem. Assim, durante três anos e meio, Argus difundiu sua exótica experiência, com fotos, textos e vídeos, em tempo real, no site bilíngue http://www.pedalandoeeducando.com.br/. O projeto foi acompanhado por aproximadamente três mil escolas de diversos países.

Agora, o material produzido na viagem, entre textos e fotografias, está materializado em um livro fotográfico de 230 páginas, no qual o aventureiro retrata sua jornada por mais de 28 países em 35 mil quilômetros percorridos pelas Rotas Inca, da Companhia das Índias Orientais, da Seda, das Caravanas do Império Romano, dos Mercadores Africanos e Asiáticos, Estrada Real, entre outras.

Durante e depois da viagem, o autor também realizou várias palestras, debates e algumas exposições de fotos mostrando aspectos da natureza e cultura dos países que visitou, com imagens expressivas e informações de conteúdo atual, despertando grande interesse do público.

A aventura ao redor do mundo começou em dezembro de 2001, quando saiu de Cordisburgo, cidade de seu avô e de Guimarães Rosa, no interior de Minas Gerais, com uma bicicleta de 21 marchas e muita disposição. Na mochila, apenas um saco de dormir, máquina fotográfica, baterias, filmes, roupas e documentos. Com poucos apoios, a viagem partiu com menos de um quarto da verba estimada, mas, mesmo sem os equipamentos apropriados, Argus pedalou pelo mundo, conhecendo novas culturas, até chegar novamente a Cordisburgo, em 2005.

:: A Escola do Mundo ::

Como bom empreendedor, Argus, 34 anos, já tem novos planos para 2010. Dando continuidade ao projeto educacional “Pedalando e Educando”, o arquiteto iniciará em janeiro do próximo ano “A Escola do Mundo”, um projeto que visa o relato de histórias e exposições fotográficas itinerantes em cidades do Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo é continuar dividindo os conhecimentos adquiridos durante o tempo que esteve viajando de bicicleta pelo mundo.

A exposição que pretende realizar reúne uma seleção de fotos recolhidas durante os três anos e meio de viagem. “Realizar essa exposição itinerante é registrar um olhar, compartilhar o encontro e, sobretudo, fazer descobrir o outro através de uma comunicação simples e verdadeira, que tende a desmistificar clichês com os quais nos deparamos inevitavelmente no correr do tempo”, explica.

Mais informações no site http://www.arguscaruso.com.br/

:: Lançamento do livro ::

Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de outubro de 2009 (terça-feira)
Hora: às 20h
Local: Livraria Travessa de Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572

:: Sobre o autor ::

Argus Caruso Saturnino nasceu em Belo Horizonte, em 1974. Formou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2000 e trabalhou em escritórios no Brasil, Espanha e Bélgica. Antes da viagem de volta ao mundo de bicicleta, pedalou pelos caminhos de Minas, Rio e Espírito Santo. Rodou a Europa e a África com a mochila nas costas e realizou a travessia do Atlântico, refazendo a rota de Pedro Álvares Cabral, na regata Brasil 500 anos. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.

:: Sobre Edições SESCSP ::

As publicações das Edições SESCSP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. Destacam-se aí as parcerias com outras instituições, tais como o governo, editoras e ONGs, ampliando os laços entre suas ações e a comunidade. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o SESCSP programou o lançamento de cerca de 30 novos títulos para o ano de 2009, complementando o catálogo construído nos últimos anos e firmando-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país. http://www.sescsp.org.br/loja

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.