news
Cidade da Música: prefeitura vai retomar apenas uma parte das obras
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Compartilhar
Mesmo do alto, é possível ver o sinais do abandono. Há dez meses a obra está parada. A construção vai ser retomada nesta quinta-feira, mas apenas na Grande Sala de Concertos e na Sala de Música de Câmara. A prefeitura ainda estuda uma parceria com a iniciativa privada para terminar o restante.

A obra foi suspensa em janeiro de 2009 porque o prefeito Eduardo Paes queria antes saber se houve desperdício de dinheiro. Um levantamento de engenheiros da Riourbe estima um gasto de R$ 50 milhões para a conclusão desses dois ambientes. O trabalho deve ficar pronto em um ano.

Segundo a prefeitura, as obras da Cidade da Música já consumiram R$ 431 milhões dos cofres do município. Mas o relatório preliminar de uma auditoria contratada pelo município mostrou que parte desses recursos se perdeu. O documento, divulgado em maio, mostrava calçadas de pedras portuguesas já danificadas e sacos de cimento estragando ao ar livre.

A última inspeção feita pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), no dia 25 de agosto, relata que não foram tomadas providências para melhorar o armazenamento dos materiais deixados no canteiro de obra. O texto ressalta ainda que, além do material já desperdiçado, estruturas metálicas, cadeiras e prateleiras continuam ao tempo.

As fotos do documento do TCM-RJ m mostram que os sacos de cimento mal armazenados, em agosto, continuavam no mesmo lugar. Outras partes pioraram com o tempo. Uma grelha no piso, que, em maio, ainda estava em boas condições, foi completamente oxidada três meses depois.

“A gente precisava ter um número redondo para saber o quanto a população ia precisar colocar a mais. Hoje, temos esse número redondo. Por isso, vamos retomar essas obras nesta quinta-feira”, explicou o secretário municipal de Obras, Luiz Antônio Guaraná.

A produção do RJTV entrou em contato com o ex-prefeito Cesar Maia, por correio eletrônico, mas ele não retornou.

Fonte: RJTV 2ª Edição [04.11.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.