news
Inscrições abertas para Oficina de Capacitação em Projetos Culturais no segmento LGBT no Rio de Janeiro
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Compartilhar
A Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura participará de 20 a 22 de novembro, no Rio de Janeiro, no Hotel Arcos Rio Palace, da última etapa da Oficina de Capacitação em Projetos Culturais. O projeto, coordenado pelo Grupo SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade, beneficiará toda a região Sudeste e engloba as ações da SID para a promoção do respeito à diversidade sexual com foco no segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros). 

A oficina tem como objetivo capacitar grupos LGBT para a elaboração de projetos culturais e conta com o apoio da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL).

O projeto, considerado como piloto na formação cultural do segmento LGBT já capacitou 135 integrantes de grupos representativos da diversidade sexual nas outras quatro regiões do país. Para a região Sudeste espera-se a participação de cerca de 50 integrantes do movimento LGBT que poderão se inscrever para a Oficina de Capacitação em Projetos Culturais até, hoje, dia 19.

Além da oficina, que será ministrada pelos produtores culturais gaúchos Dedé Ribeiro e Luiza Pires, da Liga Produção Cultural, e Alexandre Böer, do Grupo SOMOS, o evento contará com a participação do Grupo Arco-Íris que fará uma exposição sobre a história da construção da Parada do Orgulho GLBT 2005, a primeira atividade apoiada pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura dentro de suas ações voltadas para o fomento das produções culturais do segmento.

Thaís Werneck, representante da Coordenação de Promoção da Diversidade, Difusão e Intercâmbio Cultural da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do MINC apresentará as ações desenvolvidas pelo Ministério da Cultura e pela SID/MinC desde 2004, voltadas ao segmento LGBT no Brasil. 

Alexandre Böer, do Grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, que participa do Grupo de Trabalho de Promoção da Cidadania LGBT do MinC, explica que o projeto surgiu a partir do diagnóstico da necessidade de se capacitar os grupos, os artistas e os profissionais da Cultura LGBT para a produção e formatação de projetos culturais. “Eles têm grande dificuldade na compreensão de processos jurídicos e administrativos relativos às Leis de Incentivo à Cultura, principalmente para formatar projetos e apresentar suas demandas para participar dos editais públicos disponibilizados pelo MinC”, esclareceu o produtor cultural.
 
O coordenador do projeto, Sandro Ka, informa que a expectativa é de que, ao final da Oficina de Capacitação em Projetos Culturais , os grupos sejam capazes de funcionar como pólos difusores do aprendizado para outros grupos da sua região. “Também esperamos promover a sensibilidade dos participantes para a arte e a cultura, percebendo estas áreas como linguagens potenciais”, afirmou o coordenador.

O projeto de Oficina de Capacitação de Projetos Culturais, recebeu apoio da SID/MinC por meio do Fundo Nacional de Cultura (Lei Rouanet). Em abril deste ano, foi realizada a primeira oficina em Porto Alegre, beneficiando 28 integrantes do segmento. Em maio, o projeto esteve em João Pessoa, quando capacitou 30 representantes do movimento LGBT da região Nordeste. A oficina esteve também, no mês de julho, na região Centro-Oeste, e em Cuiabá, formou 40 pessoas representativas do grupo LGBT. A última região contemplada pelo projeto foi a Norte, beneficiando, no mês de setembro, em Boa Vista, mais 40 participantes. 

Para quem ainda quer fazer inscrições - As inscrições são gratuitas e os interessados em participar das oficinas ainda podem se inscrever. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail capacitacaocultural.lgbt@hotmail.com, ou durante a abertura do evento. Os selecionados para as inscrições feitas na abertura do evento não receberão nenhum tipo de auxílio para alimentação ou deslocamento, mas terão acesso a todos os materiais e aulas gratuitas.

Fonte: Comunicação SID/MinC [24.11.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.