news
Novo edital do ETNODOC 2009 será lançado durante a MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO, no Rio de Janeiro
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Compartilhar
A segunda edição do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos (Etnodoc 2009) será lançada nessa quinta-feira, 26 de novembro, no Rio de Janeiro. O lançamento ocorrerá às 18h30, no Arte Sesc Flamengo, por ocasião da abertura da 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico.

O concurso é uma realização da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPI/Iphan). A iniciativa conta com a parceria das Secretarias do Ministério da Cultura do Audiovisual (SAv/MinC) e de Políticas Culturais (SPC/MinC) e da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

O edital, que objetiva o apoio à produção de documentários inéditos para exibição em TVs Públicas, tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras no valor de R$ 1,2 milhão. O prazo para envio de projetos estará aberto até 30 de dezembro e as inscrições poderão ser feitas no site http://www.etnodoc.org.br/.

:: Processo seletivo ::

O processo seletivo será realizado em duas fases. Na primeira haverá a análise da proposta e do proponente, por meio da conferência dos dados fornecidos na inscrição em relação às exigências expressas no edital. Na segunda etapa serão avaliados, selecionados e classificados projetos até que se atinja o total de recursos previstos no edital. O número de projetos a serem financiados dependerá do valor solicitado em cada proposta, considerando-se sua ordem de classificação e o total de recursos destinados ao edital. O resultado da seleção será divulgado até 30 dias após o encerramento das inscrições de projetos, no endereço site do Etnodoc.

Após a seleção, os escolhidos terão sete meses, contados a partir da data da assinatura do termo de compromisso, para produzirem seus projetos. Os documentários selecionados serão, posteriormente, exibidos nos canais da rede pública de televisão. A primeira edição do Etnodoc recebeu, em 2007, 466 projetos, que superaram expectativas e surpreenderam positivamente pela quantidade e qualidade das propostas apresentadas. Desse total, 15 propostas de documentários foram selecionadas, e sua produção, apoiada financeiramente.

A ação é uma iniciativa da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria do Audiovisua (SAv/MinC) e Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), do Ministério da Cultura, e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e conta com o patrocínio da Petrobras no valor de R$ 1 milhão e 200 mil.

Patrimônio Imaterial - O patrimônio imaterial é compreendido, conforme definição da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada pela Unesco em 2003, como “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Saiba mais no site: www.etnodoc.org.br

Fonte: Ascom SAv/MinC [24.11.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.