news
Museu de Favela comemora um ano com inauguração do Cine-MuF
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Compartilhar
Em comemoração ao seu aniversário de um ano, o Museu de Favela - MUF, no complexo Cantagalo-Pavão e Pavãozinho, no Rio de Janeiro, vai inaugurar, neste sábado, 28 de novembro, o Cine MUF, que oferecerá sessões de cinema à noite abertas aos moradores da comunidade. O primeiro filme a ser exibido será Quem quer ser um milionário?, de Danny Boyle, às 19h30. A programação começa às 10h, com debate entre escritores de vários estados e, às 18h, com sarau de poesias com MCs e convidados. A primeira sessão será na Quadra do Pavãozinho, com direito à pipoca.

Quem quer ser um milionário? - O filme é baseado na história real de um menino analfabeto e morador de rua que venceu a versão indiana do programa de TV “Quem quer ser um milinário?” e chocou toda a população. Com 10 Indicações ao OSCAR 2009, foi o grande Vencedor do Globo de Ouro 2009 (Melhor Filme, Diretor, Roteiro e Trilha Sonora).

MuF - No turbilhão de ideias dos moradores de um complexo de favelas carioca insatisfeitos com o estado das coisas, mas com muita motivação e energia, surge a idéia de criar uma organização não governamental capaz de transformar o morro em um monumento turístico de valorização da memória cultural coletiva. Nasce o Museu de Favela (MuF) - um grande roteiro de visitação turística, a céu aberto, que percorre os morros do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, contando a história de formação de favelas, das origens culturais do samba, da cultura do migrante nordestino, da cultura negra, das artes visuais e da dança.

O MuF, uma ação do Pontos de Memória - Programa Mais Cultura, do Instituto Brasileiro de Museus -Ibram/MinC, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI, foi inaugurado em 14 de fevereiro de 2009, com a missão de desmitificar a imagem das favelas como guetos, associadas só à violência e à miséria a partir da valorização da diversidade cultural da comunidade expressa no samba, capoeira, dança de salão, forró, rap, grafite, artes plásticas, rádios comunitárias, artesanato, arte popular, e também dos bares, pensões e construções que mantêm a identidade típica de favela.

Mais informações: Sara Schuabb Couto, no Instituto Brasileiro de Museus - Ibram / Ministério da Cultura, no (61) 3414 6167. http://www.museus.gov.br/.

Fonte: Ascom Ibram/MinC [24.11.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.