news
Segunda edicção do Kabum! Mix trará o designer Alejandro Magallanes
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Compartilhar
A segunda edição da Kabum! Mix reunirá alunos da Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia para uma série de palestras com designer mexicano Alejandro Magallanes nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. No Rio, o evento acontecerá no dia 30 de novembro de 2009; em Recife será dia 1º de dezembro; em Salvador, dia 3; e em Belo Horizonte, dia 8 do mesmo mês. Em todas as cidades, as palestras, que são gratuitas e abertas ao público, serão realizadas nas próprias Oi Kabum!.

Idealizado pelo designer Felipe Taborda, a partir de um projeto do francês Alain Le Quernec, o Kabum! Mix é semelhante a um projeto realizado durante mais de três anos na cidade de Quimper, no sul da França. Aqui no Brasil, a proposta dos workshops é gerar cartazes sobre temas atuais que são uma realidade à população jovem. Este ano, em sua segunda edição, os temas propostos são: Amor, Futuro e Aids. Na primeira edição, a exposição de cartazes foi apresentada em várias partes do mundo.

Em cada uma das quatros cidades, dois conhecidos designers gráficos locais participaram de workshops para os alunos das escolas. No Rio de Janeiro, os designers que participam das aulas são: Axel Sande e Leonardo Eyer. Em Salvador, o projeto terá a participação de Ricardo Sans e Bertol. Em Belo Horizonte as aulas contam com Sophia Felipe e Fred Paulino e, em Recife, Leila Figueiredo e Eduardo Padrão.

Além dos cartazes para ruas, também haverá apresentação dos cartões-postais dos trabalhos escolhidos e vídeos de animação de 10 segundos cada, para baixar nos celulares da Oi. Ao longo dessas semanas, Felipe Taborda, coordenador geral do projeto receberá, através de e-mails, os resultados dos trabalhos dos alunos de cada cidade, e passará para Alejandro Magallanes. Assim, o designer mexicano terá uma idéia de quais são os melhores trabalhos para, pessoalmente, aprovar a seleção final de cartazes.

Ao final dos workshops, serão escolhidos 12 produtos, um de cada tema por cidade. Os cartazes selecionados serão reproduzidos em um formato de 120 x 180 cm cada, e posteriormente serão distribuídos pelo Rio de Janeiro. A empresa Clear Channel, parceira do projeto, vai distribuir os cartazes selecionados em todo o Rio de Janeiro, através de seus mais de 200 pontos de mobiliário público. Estes cartazes estarão expostos durante cerca duas semanas em toda a cidade.

Complementando o projeto, será realizado um vídeo durante todo o processo dos workshops, assim como uma extensiva documentação fotográfica. Tudo isso será realizado pelos próprios jovens das Oi Kabum!. Esse material será transformado em um livro, editado em português e inglês, assim como um DVD. Ambos conterão um resumo do que foram os workshops, com todas suas etapas e todos os trabalhos criados.

O projeto Kabum! Mix é realizado anualmente e trabalha temas diversos em cada edição, sempre contando com um designer gráfico internacional convidado. Na primeira edição, que aconteceu em 2008, o evento teve a participação do Alain Le Quernec e sua mostra passou por países como: Finlândia, Holanda, Estados Unidos, Peru, Colômbia entre outros.

Serviço palestras Alejandro Magallanes
-------------------------------------------------
Rio de Janeiro – 18h – dia 30 de novembro
Rua Visconde de Pirajá, 54, bairro Ipanema
-------------------------------------------------
Recife – 20h – dia 01 de dezembro
Rua do Bom Jesus, 147, Bairro do Recife (Recife Antigo)
-------------------------------------------------
Salvador – 20h – dia 03 de dezembro
Terreiro de Jesus, 17, Pelourinho
-------------------------------------------------
Belo Horizonte – 20h – dia 08 de dezembro
Rua Santo Agostinho, 1.271, bairro Sagrada Família
-------------------------------------------------

:: Sobre Alejandro Magallanes ::

Alejandro Magallanes nasceu em 29 de dezembro de 1971, na cidade do México. Estudou na Escuela Nacional de Artes Plásticas e orientou seu trabalho de designer para as áreas cultural e social. Tem trabalhos publicados em importantes livros de design gráfico, como Graphic Agitation II (ed. Phaidon), A Concise History of Graphic Design (ed. Thames & Hudson) e All Man Are Brothers (ed. Hesign). Seu trabalho também é publicado em revistas como Etapes (França), Neshan (Irã), Experimenta (Espanha), Otot (Israel) e Eye (Inglaterra). Possui livros editados na China, França, Alemanha e Espanha e já participou como expositor e conferencista em eventos internacionais de design em vários países. Foi professor convidado na Universidad de Alberta (Edmonton, Canadá), na UQUAM (Quebec, Canadá), no Intuit Lab e na ESAG (Paris, França).

Participou, como designer convidado, do Festival d’Affiches Chaumont (Chaumont, França), do Festival du Graphisme Echirolles (Echirolles, França), do Encuentro Internacional de Diseño Gráfico (Albarracín, Espanha) e recebeu vários prêmios internacionais, como: Medalha Jozef Mozrack, XV Bienal Internacional de Cartaz, Varsóvia; prêmio Golden Bee em design editorial, Bienal de Design Gráfico, Rússia; prêmio CANIEM 2009 pelo livro “Conversaciones y Discusiones”, México. É membro da Aliança Gráfica Internacional (AGI).

:: Sobre a Oi Kabum! ::

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece à juventude popular urbana das grandes cidades formação em linguagem multimídia, através de cursos de design, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign. Com unidades em Salvador, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e equipamentos e softwares de ponta, a escola já formou mais de 700 alunos. Os alunos são atendidos por uma equipe de educadores experientes no mercado de trabalho audiovisual.

Após o período de formação, os jovens profissionais são absorvidos diretamente pelo mercado de trabalho ou passam a integrar a Kabum! Novos Produtores - núcleo de produção do programa, onde prestam serviços no campo de tratamento da imagem, como uma agência de comunicação.

:: Sobre o Oi Futuro ::

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Oi Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantem dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia ainda projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com isso, a Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.