news
II Conferência Nacional de Cultura
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Compartilhar
Durante esta semana, de 30 de novembro a 6 de dezembro, oito conferências estaduais de Cultura acontecerão no país, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Começando com Alagoas, com encontro nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Maceió; seguido de Roraima (1º e 2 de dezembro), Maranhão (entre 2 e 4), Minas Gerais (3 e 4), Sergipe (3 e 4), Amazonas (de 4 a 6), Espírito Santo (4 e 5) e Rondônia (4 e 5). Todas as conferências serão realizadas nas respectivas capitais de cada estado.

Até o momento, nove conferências estaduais foram realizadas: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí e Acre. Todas elaboraram propostas de estratégias para políticas públicas de cultura e elegeram delegados para a plenária nacional em março de 2010, em Brasília.

De acordo com a última contagem do Comitê Executivo Nacional, de 25 de novembro, na primeira etapa - a preparatória para a Conferência Nacional de Cultura, na qual foram realizadas conferências municipais e intermunicipais - 2.829 cidades participaram do processo de debates dos eixos previstos pelo Regimento Interno e na escolha de delegados. O número soma 50,84% de todos os municípios brasileiros.

A II Conferência Nacional de Cultura acontece entre 11 e 14 de março de 2010, em Brasília, e terá a presença dos diversos setores da sociedade para discutir políticas culturais para o Brasil, com os delegados eleitos durante as conferências estaduais.

A partir da I CNC, realizada em 2005, a Cultura entrou definitivamente na agenda política do país, afirma o coordenador executivo da II CNC, Joãozinho Ribeiro. “Fazer política pública é decidir pelo chamamento de amplas parcelas da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada para construir coletivamente um modo novo de governar e de fazer com que as ações de governo adquiram o status de políticas de Estado”, explica.  Segundo Ribeiro, mais de dois milhões de pessoas participaram das conferências municipais e estaduais já realizadas em todo o país.

Fonte: SPC/MinC [01.12.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.