news
Oi Futuro exibe gratuitamente filmes que fazem parte da mostra DESENHANDO UM FILME de Marcos Flaksman
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Compartilhar
Durante três quintas-feiras, o Oi Futuro, em Ipanema, exibirá na íntegra e com entrada franca, os longa-metragens explorados na mostra "Desenhando um filme", do cenógrafo de teatro e diretor de arte, Marcos Flaksman, além de seu documentário homônimo, peça central da exposição. A partir de hoje, 3 de dezembro, o público poderá assistir a oito filmes com direção de arte de Flaksman, que serviram de base para sua investigação sobre o processo criativo do cinema, com foco na cenografia, figurino e todos os elementos que compõem a ambientação de um filme.

Neste primeiro dia de sessões, o público poderá conferir às 16h, 18h e 20h, respectivamente, Se eu fosse você, com direção de Daniel Filho, Irma Vap - O Retorno, de Carla Camurati, e O veneno da madrugada, dirigido por Ruy Guerra. No dia 10 de dezembro, nesses mesmos horários, será a vez de Zuzu Angel, de Sérgio Rezende, Se eu fosse você 2, continuação do sucesso de Daniel Filho, e o Xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr.

Encerrando a mostra paralela, no dia 17 de dezembro às 16h, a atração será o documentário Desenhando um filme, de Marcos Flaksman, especialmente criado para a mostra. O filme traz durante uma hora entrevistas com os diretores desses longas, seus figurinistas e diretores de fotografia. Às 18h, Budapeste, de Walter Carvalho, será exibido, e Primo Basílio, de Daniel Filho, fecha a programação às 20h.

Marcos Flaksman tem 40 anos de carreira, cerca de 70 espetáculos nos quais atuou como cenógrafo, diretor, figurinista e iluminador, e mais de 25 longas-metragens em seu currículo de direção de arte. A mostra "Desenhando um filme", no Oi Futuro, em Ipanema, cuja curadoria ele mesmo assina, revela detalhes da arte coletiva do cinema. Lá, é possível acompanhar as peças do quebra-cabeça que é um filme, através de monitores com videografismos de referências históricas e painéis com imagens fotográficas dos “sets” de filmagem e de fotos “still”, cópias de croquis, desenhos de execução e pranchas de locações, estando tudo relacionado aos oito longas que serão exibidos na mostra paralela.

Sobre o Oi Futuro

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Oi Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia ainda projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com isso, a Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

:: SERVIÇO ::
Oi FUTURO – Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema
(21) 3201-3010
www.oifuturo.org.br

Desenhando um Filme – Mostra Paralela
PROGRAMA

Dia 3 de dezembro
16h - “Se Eu Fosse Você” - Daniel Filho
18h - “Irma Vap – O Retorno” – Carla Camurati
20h – “O Veneno da Madrugada” – Ruy Guerra

Dia 10 de dezembro
16h – “Zuzu Angel” – Sérgio Rezende
18h – “Se eu Fosse Você 2” – Daniel Filho
20h – “O Xangô de Baker Street” – Miguel Faria Jr

Dia 17 de dezembro
16h – “Desenhando um Filme” – Marcos Flaksman
18h – “Budapeste” – Walter Carvalho
20h – “Primo Basílio” – Daniel Filho

Teatro | Entrada franca
Classificação etária: 16 anos
Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.