news
Obra da prefeitura de recuperação do Elevado do Joá fica abandonada
sábado, 12 de dezembro de 2009
Compartilhar
Uma semana depois de mostrar os sinais de abandono no Elevado do Joá, equipes de reportagem do RJTV voltaram ao local nesta sexta-feira [11.12.09]. Uma vistoria feita há dez meses por engenheiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que um dos pilares precisava de recuperação urgente.

O elevado deveria estar em obras. A escada para os operários está no local, mas, nesta sexta-feira, não havia nenhum sinal dos trabalhadores. Apenas dos pescadores mesmo. Segundo moradores da região, nesta semana o trabalho foi feito apenas durante dois dias.

Os engenheiros dizem que o Elevado do Joá deveria receber manutenção permanente, praticamente sem interrupção, por causa das condições especiais em que ele foi construído. Encravado na rocha, em uma região onde o mar bate forte, ele fica sob a ação permanente da maresia. O resultado aparece nas colunas: ferragens à mostra.

Abílio Borges, ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ) chama a atenção para os sinais evidentes de falta de manutenção. São juntas de dilatação estouradas, infiltrações e ferragem exposta. Há várias colunas de sustentação nesta mesma situação.

“Este viaduto foi projetado como se fosse um viaduto normal, longe do mar. Só que este viaduto está ao lado do mar e, por isso, exige uma atenção muito maior”, ressalta Borges.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras voltou a afirmar, nesta sexta-feira, que a estrutura do Elevado do Joá não corre risco. A secretaria informou ainda que aguarda a liberação da Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro para assinar um convênio com a Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ (Coppe/UFRJ) para um diagnóstico sobre a situação do elevado.

Cerca de 75 mil carros passam pelo elevado por dia. A principal ligação da Barra da Tijuca com a Zona Sul da cidade dá sinais que precisa de socorro, urgente.

A Secretaria Municipal de Obras não explicou porque os trabalhos foram paralisados, mas informou que a obra deve ser retomada na semana que vem, quando também é esperada a liberação do parecer sobre o convênio com a UFRJ.

Segundo a Coppe/UFRJ, a recuperação de um dos pilares que apresentou problemas não depende de qualquer um dos estudos técnicos que ainda serão feitos.

Fonte: RJTV 2ª Edição [11.12.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.