news
Light inaugura praça no Centro do Rio de Janeiro
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Compartilhar
A Light abre mais um espaço para os freqüentadores do Centro Cultural da empresa, no Centro do Rio de Janeiro. Amanhã (22/12), será inaugurada a Praça Negrão de Lima, com área de aproximadamente 1,6 mil m² e acesso pela Av. Marechal Floriano, entre a sede da Light e o Palácio Itamaraty, dois dos mais expressivos patrimônios históricos da cidade. No mesmo dia, o prédio da empresa receberá o nome de Frederick Stark Pearson, primeiro diretor-presidente da The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd., precursora da Light na cidade.

A praça é uma homenagem a Francisco Negrão de Lima, ex-presidente da Light, prefeito do Rio de Janeiro e Governador do Estado da Guanabara, que viveu entre 1901 e 1981. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto Maurício Prochnik, autor de trabalhos em países como França e Suíça e de atividades de revitalização do Museu do Telephone do Rio de Janeiro e do Museu Imperial de Petrópolis, pretende não ser somente um espaço de convivência, mas sim uma praça de experiências. Os visitantes poderão experimentar, na prática, teorias sobre os fundamentos da energia. Nela, ficará localizado futuramente o Museu da Energia, que abordará, didaticamente, o seu processo de geração, transmissão e distribuição, seus usos e sua relação com o meio ambiente.

O espaço ainda tem um projeto totalmente sustentável, com caixas para captação de água da chuva, que será reutilizada no lago, na conservação dos jardins e nas instalações do museu. A Praça Negrão de Lima ainda contará com brinquedos educativos (ex: bicicletas energéticas) e coleta seletiva de lixo. Haverá também acessibilidade para portadores de deficiência e deficientes visuais.

“A Praça Negrão de Lima será um ponto de convivência, que possibilita, além de um ambiente agradável e de descontração, o processo de recuperação do pólo da Rua Larga, atual Av. Marechal Floriano”, afirma Mozart Vitor Serra, Diretor do Instituto Light.

:: Negrão de Lima e Frederick Stark Pearson ::

Diplomata e estadista, constituinte em 1934 na bancada de Minas Gerais, Francisco Negrão de Lima foi prefeito do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e Governador eleito do Estado da Guanabara. Homem público, identificado com a cidade, foi ainda Ministro da Justiça no segundo Governo Getúlio Vargas.

Frederick Stark Pearson (1861-1915) foi engenheiro especialista em redes elétricas de bondes urbanos e barragens hidrelétricas. Norte-americano de trânsito internacional, montou a primeira equipe de administração da Light.

:: Ficha técnica ::
Praça Negrão de Lima
- Localização: Av. Marechal Floriano, 168, entre o Prédio Frederick Stark Pearson (Sede da Light) e o Palácio Itamaraty;
- Acessos: Pela Av. Marechal Floriano e pelo Centro Cultural Light;
- Área: 1.618 m², sendo 382,05 m² de área coberta e 1236,00 m² de área descoberta;
- Acessibilidade para portadores de deficiência e deficientes visuais;
- Sustentabilidade: Coleta seletiva de lixo e sistema de captação e reutilização de águas pluviais.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.