news
Biblioteca Parque Manguinhos, equipada com recursos do Programa Mais Cultura, integra obras do PAC de Manguinhos, no Rio de Janeiro
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Compartilhar
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, acompanhou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade de inauguração das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 22 de dezembro.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e os ministros Franklin Martins (Secom-PR) e Márcio Fortes (Cidades) também estiveram presentes na cerimônia, além da secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles.

Entre as obras entregues à população está a da primeira Biblioteca Parque do país, equipada com recursos do Programa Mais Cultura, na ordem de R$ 2,5 milhões. O dinheiro será utilizado na aquisição de mobiliário, equipamento digital e acervo para leitura. O governo estadual deverá entrar com uma contrapartida de R$ 1,25 milhão no projeto do equipamento cultural.

“Nós queremos transformar tudo isso, que um dia era fazenda e depois virou favela, e depois em um antro de narcortráfico, em lugares decentes para as pessoas honestas e trabalhadoras da cidade do Rio de Janeiro morar”, comentou o presidente Lula, em seu pronunciamento na abertura da solenidade.

Ainda elogiou a alta qualidade dos equipamentos socioculturais disponibilizados, como o colégio, o Centro Cívico e a biblioteca e fez uma brincadeira dizendo que eles causariam boa impressão até com a Rainha da Inglaterra: “ela ia pensar que estava na Inglaterra de tão chique que é o nosso colégio”.

O projeto da biblioteca foi baseado em experiência bem sucedida em Medellín, na Colômbia. O prédio ocupa 3,3 mil m² do antigo Depósito de Suprimentos do Exército (1º DSUP). A área no Complexo de Manguinhos, onde antes existiam galpões de armazenamento, foi totalmente urbanizada, tornando-se, assim, o local de maior concentração de equipamentos sociais em uma comunidade carente da cidade.

Em seu discurso, o ministro Juca Ferreira disse sentir-se honrado em ter contribuído com as obras na comunidade de Manguinhos. “A construção dessa biblioteca extraordinária foi um grande investimento feito nos moradores do local. Dessa maneira o Ministério da Cultura contribui com a cidadania e a inclusão social”, comentou.

O conceito aplicado na unidade é o de uma biblioteca pública multifuncional para ser implantada em área de risco social. Ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música, cineteatro, cafeteria, acesso gratuito à Internet e uma sala denominada Meu Bairro, para reuniões da comunidade, estarão disponíves aos usuários.

Por sua vez, a secretária Silvana Meireles disse que o Ministério da Cultura fez uma aposta na implementação do Complexo Cultural como forma de modificar a realidade local. A biblioteca, conforme argumentou, é um equipamento vivo que traz várias linguagens culturais, como o cinema e o acesso gratuito à Internet.

Simples da Cultura

O ministro da Cultura, ainda durante o evento, teve a oportunidade de intermediar um encontro do representante da Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro (APTR), Eduardo Barata, com o presidente da República.

Na ocasião, ele entregou uma carta ao presidente Lula reforçando a necessidade do reenquadramento dos produtores culturais no imposto Super Simples, com alíquotas mais baixas. O Projeto de Lei Complementar nº 200/2009 já foi aprovado pelo Congresso Nacional e aguarda a sanção presidencial.

Fonte: Comunicação Social/MinC [21.12.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.