news
Câmera vai vigiar estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Compartilhar
Eles eram escritores, jornalistas, músicos. Hoje estão na memória da cidade e no coração do carioca. Mas os vândalos não respeitam. Por isso, haverá mais vigilância para preservar as estátuas que lembram quem fez a cultura do Rio.

Carlos Drummond de Andrade é poesia, Otto Lara Resende, literatura e Dorival Caymmi é música.

Grandes nomes da cultura brasileira que não estão mais aqui. Vai-se o homem, mas fica a obra: nos livros, nas canções, na memória.

Ao longo dos anos, o Rio vem homenageando essas pessoas com estátuas espalhadas pelos bairros.

O compositor de Aquarela do Brasil, Ary Barroso, no Leme.

O jornalista Zózimo Barroso do Amaral, olhando infinitamente a praia, no Leblon, o compositor Noel Rosa, que completaria cem anos em 2010, em Vila Isabel.

Dorival Caymmi, claro, na Praia de Copacabana.

Infelizmente algumas pessoas não entendem o valor histórico e cultural desse patrimônio e acabem, depredando as estátuas. A do grande poeta Carlos Drummnd de Andrade, por exemplo, já foi danificada oito vezes em menos de sete anos. O braço já foi quebrado e os óculos sumiram várias vezes.

O artesão Valdeci Santos consertou mais uma vez os óculos do Drummond. “Se eles conhecessem a história de Drummond eles não fariam isso”, diz o artesão.

Mas os vândalos não perdem por esperar. A CET-RIO instalou hoje uma câmera de segurança que vai estar ligada 24 horas por dia, identificando todas as pessoas que se aproximarem da estátua do poeta.

É só dar um giro pela cidade para ver que outros monumentos também precisam de vigilância. A estátua do Zózimo tem chiclete colado. A do escritor e jornalista Otto Lara Resende, no Jardim Botânico, virou um ponto para as pessoas que querem dormir ou lanchar, como Dona Maria. “Sei quem ele foi, ele é meu amigo”, brinca a senhora.

De acordo com a prefeitura, ainda não existe previsão de quando serão instaladas câmeras em outros locais onde há estátuas.

Fonte: RJTV 2ª Edição [28.12.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.