news
Esquema para o Réveillon do Rio
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Compartilhar
O réveillon mais aguardado do Brasil é o de Copacabana. No ano passado, 1,8 milhão de pessoas encheram a praia. Para a virada desse ano, o público esperado é de mais de dois milhões e calcula-se que mais de 620 mil sejam turistas.

No Leme, será montado um dos palcos onde DJs vão tocar a partir das 20h. No palco principal, o show começa a partir das 18h.

O secretário Municipal de Turismo do Rio, Antônio Pedro de Mello, disse que o palco do Flamengo foi autorizado e vai ter shows de samba e queima de fogos no bairro. Ele recomenda as pessoas irem às festas de transporte público e cheguem com antecedência.

A areia está cheia de gente trabalhando para o maior réveillon do país. “Até o dia 31 não tem descanso, depois é aproveitar a festa”, diz um operário.

Serão, ao todo, quatro palcos. O principal está em frente ao Copacabana Palace. Os outros, na altura da Rua Santa Clara, da Rua Miguel Lemos e da Avenida Princesa Isabel.

Artistas como Carlinhos Brown, Lulu Santos e a Banda Paralamas do sucesso vão animar a noite.Trinta e nove torres de som já estão montadas ao longo da praia para que todos acompanhem a mesma contagem regressiva. Serão 15 minutos de queima de fogos. Desenhos no céu que representam desejos para 2010 e vão ter trilha sonora especial.

Mais de dois milhões de pessoas vão comemorar o ano novo em Copacabana. O que se espera é que o público faça parte do espetáculo. Cada um deve trazer um ponto de luz, pode ser uma lanterna, um isqueiro, uma vela ou até mesmo um celular. A ideia é que toda praia fique iluminada nos primeiros minutos do novo ano.

“Se cada um trouxer sua luz, mesmo que interna, vai se unir a luz de todos. Eu acho que vai fazer uma grande Copacabana e um grande 2010”, diz uma senhora.

Para manter a ordem na areia e nas ruas no dia da virada, também foi montado um esquema especial. Segundo a prefeitura, o número de agentes de controle urbano e guardas municipais vai ser o dobro do ano passado.

“Nós não permitiremos a confecção de alimentos no meio da rua, churrasquinho, fritar coisas. Primeiro, porque isso acaba trazendo vetores como ratos. A responsabilidade nossa é que quem esteja vendendo alguma coisa na rua com autorização da prefeitura, venda algo de qualidade”, disse o secretário de Ordem Pública Rodrigo Bethlem.

:: METRÔ RIO ::
-------------------------------------------
Como todo ano, o embarque para a festa tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas com os cartões especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora. Já a volta poderá ser feita de meia-noite às 7h do primeiro dia do ano exclusivamente pelas Estações Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.

Os cartões Gratuidade, Pré-Pago e Vale Transporte Eletrônico não serão aceitos durante a operação especial para o Réveillon, das 19h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1º de janeiro. Como todos os anos, os passageiros que têm direito à gratuidade poderão retirar os cartões especiais para a festa nas estações onde há venda antecipada, mediante apresentação dos documentos necessários. Este esquema permite que o Metrô Rio estime a quantidade máxima de pessoas que vai utilizar o serviço em cada faixa de horário, garantindo o melhor planejamento da operação e oferecendo mais segurança aos clientes.

No site, os passageiros poderão checar a disponibilidade de cartões por horário e também poderão conferir todos os detalhes da operação de Réveillon do Metrô Rio, além das imagens da campanha e dos cartões especiais.

>> Serviço <<
Venda antecipada de bilhetes especiais para o Réveillon
De 25 a 31 de dezembro, tarifa normal e venda apenas nas estações Central, Carioca, Largo do Machado e Botafogo
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 18h
Preço: R$2,80 cartão só de ida ou só de volta

:: SUPERVIA ::
-------------------------------------------
A SuperVia já planejou um esquema especial, com trens extras, para a virada do ano.

No dia 31 de dezembro, os trens vão circular das 4h às 22h30, com intervalos de até meia hora nos ramais de Santa Cruz e Japeri; 40 minutos na Linha de Saracuruna e de até uma hora em Belford Roxo.

No dia 1º de janeiro, os trens funcionam das 3h até 0h30, com intervalos de 40 minutos nos ramais de Santa Cruz e Japeri; uma hora no de Saracuruna e 90 minutos no ramal de Belford Roxo.

Fonte: Bom Dia Rio [29.12.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.