news
Secretaria de Cultura lança o Projeto “Um verão de amor ao Rio” e promove intensa programação cultural para o verão
domingo, 10 de janeiro de 2010
Compartilhar
O projeto "Um Verão de Amor ao Rio" pega carona no verão e na época de férias para promover uma extensa programação cultural por toda a cidade, com luau, atraços circenses, shows e espetáculos teatrais. Tudo gratuito.

O pontapé inicial foi no dia 6, Dia de Reis, com a Secretária de Cultura, Jandira Feghali, reinaugurando o Teatro de Guignol do Méier, às 14h. Além do espetáculo "Gran Circo Universo dos Bonecos", houve a apresentação de bandas e outras atrações.

As atividades, com entrada franca, irão acontecer por todo o Rio de Janeiro, distribuídas nos equipamentos culturais da Prefeitura e ao ar livre, como o espetáculo com a atriz Cláudia Raia e as aulas com a coreógrafa Deborah Colker.

Também estão previstos luais com Pedro Mariano e Zé Renato, dentre outros artistas, nas praias da Urca, Barra da Tijuca, Leme e Ipanema, roda de samba com Ana Costa, Luana Carvalho e o grupo Arrasta Sandália.

Literatura também tem sua vez, com a oficina de contação de histórias da atriz Elisa Lucinda. Os amantes das artes cênicas poderão conferir a Mostra Internacional de Teatro de Animação e apresentações de diversos grupos teatrais, dentre eles um da Bélgica.

:: Destaques da programação ::

>> 06.01 [quarta-feira] - 14h
Reinauguração do TEATRO DE GUIGNOL, no Jardim do Méier
Espetáculo "Gran Circo Universo dos Bonecos".
Lançamento oficialmente o projeto "Um Verão de Amor ao Rio" e a programação cultural de verão da cidade., com a presença da Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Jandira Feghali.

E para celebrar o dia 6, Dia da Folia de Reis, a Banda da Guarda Municipal preparou uma apresentação especial no coreto da praça.

O Teatro de Guignol do Jardim do Méier foi criado há um século, entre as ruas Santa Fé e Arquias Cordeiro. A recuperação foi baseada na planta original do Acervo do Museu da Cidade. Este tipo de teatro surgiu em Lyon, na França, em 1804, criado pelo tecelão Laurent Mourguet. Desempregado em conseqüência da Revolução Francesa, Laurent começou arrancar dentes da populaçào e usava o teatro como forma de atrair o clientes.

"Glória do Corpo", com Deborah Colker
>> 10, 24 e 31.01 e 7, 21 e 28.02 [domingos], às 9h.
A bailarina e coreógrafa brasileira, primeira mulher a dirigir um espetáculo do Cirque de Soleil, irá ministrar aulas de corpo na Praça Paris, no Centro do Rio.

"SAMBA NA PRAÇA" com Luana Carvalho e Arrasta Sandália
>> 29.01 [sexta-feira], às 18h
Luana Carvalho, nova promessa da música brasileira, filha da madrinha do samba Beth Carvalho, comanda uma roda de samba na Praça Albino Pinheiro, no Centro do Rio, acompanhada do grupo Arrasta Sandália.

Musical "PERNAS PRO AR", com Cláudia Raia, na Quinta da Boa Vista.
>> 17.02 [domingo], as 17h
A atriz Claudia Raia, que dispensa apresentações, protagoniza um espetáculo musical, que já passou por temporadas em diversas cidades do país.

"LUAL AO PÔR-DO-SOL" com Ana Costa, Pedro Mariano, Zé Renato e Edu Krieger
>> 08.01 [sexta-feira], às 18h
Praia de Ipanema (Posto 9), com Zé Renato
>> 15.01 [sexta-feira], às 18h
Praia do Leme, com Edu Krieger
>> 22.01 [sexta-feira], às 18h
Praia da Barra da Tijuca, com Pedro Mariano
>> 29.01 [sexta-feira], às 18h
Praia da Urca, com Ana Costa
A carioca Ana Costa é o novo destaque no cenário do samba e leva sua música para as areias da Urca, na Zona Sul. Outros nomes da música brasileira, como Pedro Mariano e Zé Renato, também vão animar as areias das praias do Leme, Barra da Tijuca e Ipanema.

Projeto MERCADO DOS ARCOS
>> 10, 24 e 31.01 e 14 e 28.02, das 11 às 16h
O projeto Mercado dos Arcos foi criado para promover a ocupação diurna da Praça dos Arcos. A feira irá acontecer quinzenalmente, com foco em produtos sustentáveis, reciclados e artesanato.

BAILE DA TERCEIRA IDADE
>> 16.01 [sábado], às 18h, na Praça do Russel
>> 23.01 [sábado], às 18h, na Praça do Lido
Baile da Terceira Idade - A "melhor idade" não ficou de lado na programação cultural criada para o verão 2010 do Rio de Janeiro.

DANÇANDO NO METRÔ
>> 25.01 [segunda-feira], às 18:30h, na estação Central do Brasil
>> 29.01 [sexta-feira], às 18:30h, na estação Siqueira Campos
>> 08.02 [segunda-feira], às 12:30h, na estações da Carioca
>> 22.02 [segunda-feira], às 18:30h, na estação Estácio
O evento traz apresentações de coreografias, promovendo um encontro inesperado e divertido entre usuários/habitantes da cidade e artistas.

"Palco Sobre Duas Rodas" - O palco sobre duas rodas leva espetáculos itinerantes pelas bairros da cidade. Haverá apresentações de música, artes circenses e teatro, com nomes como Ana Costa, Carlinhos de Jesus, Zé da Velha e Silvério Pontes.

Mostra Internacional de Teatro de Animação do Rio de Janeiro - A idéia é aproximar o público dos bonecos que bonecos que riem e choram, tal qual a gente. Estão previstas diversas apresentações, nos dias 3 a 7 de fevereiro, pelo Largo da Carioca, Aterro do Flamengo e Quinta da Boa Vista. No dia 7 de fevereiro, às 11h, "Os Bufos da Matiné" será encenado no Teatro de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck, no Aterro do Flamengo.

"Choro no Werneck" - O chorinho toma conta do Teatro Carlos Werneck, no Aterro do Flamengo. Músicos como Joel Nascimento, Gilson Peranzetta e Mauro Senise mostram um pouco desse ritmo tão brasileiro.

"Circolando" e "Teatrando" - Os dois projetos levam performances circenses e de artes cênicas às ruas. Um dos destaques é o grupo teatral belga Shake That.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.