news
Oi Futuro do Flamengo comemora três anos do Museu das Telecomunicações com pré-estreia de filme que conta a história do telefone
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Compartilhar
O Museu das Telecomunicações, no Oi Futuro, no Flamengo, completa três anos de existência no próximo sábado. O espaço – que acaba de ganhar o prêmio Top Social ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) de 2009, na categoria Cultura, pelo seu programa educativo – antecipa a comemoração para a sexta-feira, 29 de janeiro, com atividades especiais e a pré-estreia do curta-metragem infantil Tudo por um fio. O filme será apresentado em sessões abertas ao público, com entrada franca, às 11h, 14h, 15h e 16h, no teatro do espaço cultural.

Dirigido por Cacá Mourthé, o curta é a versão para o cinema da peça homônima de sua tia, Maria Clara Machado. A obra de Maria Clara permaneceu em cartaz por 11 anos no então Museu do Telephone. Cacá, que está estreando no cinema, usou todos os figurinos, estrutura e atores do Tablado. Cinco atores que fizeram a peça estão no filme: Augusto Madeira, Dinho Valadares, Paula Otero, Marcelo Vianna e Alexandre Mofati.

O filme conta a história da família de Graham Bell até a invenção do telefone, com linguagem circense e toques de documentário. Alguns episódios curiosos que cercam a criação de Graham Bell, como a participação decisiva de D. Pedro II na feira de invenções na qual o telefone foi apresentado, são retratados no curta. Tudo por um fio também aborda a contribuição da família Bell para a história da comunicação. Está lá, por exemplo, a invenção da “fala invisível”, concebida pelo pai de Graham Bell.

Com o lançamento de Tudo por um fio, o Oi Futuro leva o texto de Maria Clara Machado a uma nova geração e continua a promover o teatro infantil no país, a exemplo do Prêmio Zilka Sallaberry, patrocinado pelo instituto de responsabilidade social da Oi desde 2006.

>> Festa no museu <<

Na festa de aniversário do museu, haverá carrocinhas de pipoca e cachorro-quente, e distribuição de bolo e suco. Dentro do espaço, um roteiro de atividades lúdicas especiais, que inclui fabricar um telefone de cordel, montar uma câmera escura para entender a formação das imagens e os jogos educativos Conexão de olhares e Diálogos entre tempos. Na saída, os visitantes ainda recebem de brinde uma foto animada e uma mini-maquete, do tipo “recorte-e-cole”, do prédio do Oi Futuro do Flamengo.

O Museu das Telecomunicações também ganha de presente uma novidade tecnológica: um vídeo estereoscópico (uma caixa com monitor de computador e jogo de espelhos) que cria a ilusão de uma holografia. Ele será incorporado à exposição permanente do espaço. O objetivo é fazer com que o visitante deixe o Museu com uma reflexão sobre o caráter humano da tecnologia.

>> Sobre o Oi Futuro <<

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais através das tecnologias de comunicação e informação. São quatro milhões de jovens atendidos pelos programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE – Núcleo Avançado em Educação, Oi Conecta e Oi Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantendo dois espaços culturais no Rio de Janeiro, no Flamengo e em Ipanema, e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia ainda projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com isso, a Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos nesta nova Lei.

>> FICHA TÉCNICA DO FILME <<

Roteiro: Marcia Zanelatto e Cacá Mourthé
Direção: Cacá Mourthé
Direção de Fotografia: Cezar de Moares (ABC)
Direção de Arte: Ronald Teixeira
Figurinos: Marcelo Marques
Visagismo: Uirande Holanda
Direção Musical: Ricardo Gilly
Coreografias: Ana Bevilaqua
Montagem: Natara Ney
Produção: Renata Paschoal

>> Serviço <<

Pré-estreia de Tudo Por Um Fio
Com texto de Maria Clara Machado
Direção de Cacá Mourthé
Sessões às 11h, 14h, 15h e 16h do dia 29 de janeiro | Teatro
Classificação etária: livre
Duração: 22 minutos
Entrada franca

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.