news
Desfile de embarcações militares encanta cariocas
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Compartilhar
Um desfile de embarcações militares mudou a paisagem da Baía de Guanabara nesse domingo [31.01.10].

Dia perfeito. Mar calmo, céu azul e a paisagem foi aos poucos sendo modificada. Era o encontro de grandes veleiros internacionais. O cisne branco, da Marinha brasileira, guiou os convidados - embarcações militares de sete países da América Latina. Em nome dos dois mil tripulantes, os argentinos deram saudações.

Do forte de Copacabana, vieram o agradecimento e as boas vindas. “O objetivo é comemorar os 200 anos das primeiras juntas de governo da Argentina e do Chile, que ficaram independentes em 1810”, disse o chefe do estado maior do primeiro distrito naval, almirante Leonardo Puntel.

Quem se refrescava no mar, praticava esportes no calçadão ou, simplesmente, passeava pela orla não conseguia resistir. Parava para ver o espetáculo. Foram mais de cinco horas de navegação, da Barra da Tijuca ao Píer Mauá.

Os veleiros ficam atracados no Píer Mauá até o próximo domingo [07.02.10]. Durante a semana, as pessoas poderão ver as embarcações de graça, descobrir curiosidades. O convés do brasileiro, por exemplo, é exatamente igual ao de uma embarcação do século XIX.

“É um evento que nunca aconteceu na América do Sul e o Rio de Janeiro é a porta de entrada desse grande evento histórico”, disse o relações-públicas do primeiro distrito naval, o comandante Paulo de Campos.

Os veleiros ficam abertos à visitação pública até o próximo sábado (6), no Píer Mauá, das 12h às 19h. Depois do Rio, a expedição passará pela Argentina, Uruguai e segue até o México.

Fonte: Bom Dia Rio [01.02.10]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.