news
Etnodoc 2009 – nova data para divulgação de selecionados
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Compartilhar
O Edital de apoio à produção de documentários etnográficos sobre patrimônio cultural imaterial (Etnodoc 2009) superou todas as expectativas, recebendo o total de 706 inscrições de todas as regiões do país, o que significa um aumento de mais de 50% em relação ao seu primeiro ano. Com tantas propostas a serem analisadas, a divulgação dos resultados, prevista inicialmente para o final de janeiro, será adiada, e os projetos vencedores serão conhecidos até 28 de fevereiro. O Etnodoc destina-se a apoiar 15 projetos inéditos de documentários etnográficos, de média duração, voltados para exibição em redes públicas de TV.

Oriundo de projeto mais amplo, intitulado “Sensibilização e orientação para salvaguarda do patrimônio cultural imaterial”, o Etnodoc foi criado em 2007 a partir de um grupo de trabalho composto por especialistas do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura. Coube à Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, vinculado ao CNFCP, a gestão do projeto, patrocinado pela Petrobras, num total de R$ 1.200.000,00.

Entende-se por patrimônio cultural imaterial a definição estabelecida no artigo 2º da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, publicada em 2003: “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”.

O Etnodoc busca somar esforços e ampliar as ações voltadas para a valorização e promoção dessa dimensão do patrimônio cultural, assim como estimular iniciativas voltadas para a melhoria das condições de transmissão, produção e reprodução dos bens culturais que compõem esse universo.

Nesta segunda edição do Edital, a principal atualização foi o processo de inscrição, feito inteiramente on line., visando, assim, incentivar um volume de inscrições superior em relação à primeira edição, que recebeu 466 projetos, vindos de quase todos os estados do Brasil.

A Comissão de Seleção será formada por representantes das várias instituições realizadoras e parceiras do projeto: Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Iphan; Secretaria do Audiovisual/MinC e EBC/TV Brasil; além de pelo menos dois especialistas convidados, da esfera audiovisual, sem vínculo com as citadas instituições.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.