news
A quarta edição do PRÊMIO ZILKA SALLABERRY DE TEATRO INFANTIL homenageia TATIANA BELINKY
terça-feira, 30 de março de 2010
Compartilhar
Foi num clima de festa e muita alegria que a cerimônia de entrega do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil ocorreu na noite de ontem, no Oi Casa Grande - Leblon. Os convidados foram recebidos com uma demonstração de cantigas angolanas do grupo Jongo da Serrinha e cocadas. Alguns indicados ao prêmio se revezaram para apresentar a quarta edição do evento – uma realização do CEPETIN (Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infantil) sob o patrocínio da Oi, que homenageou Tatiana Belinky, uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas.

Segundo Maria Helena Kühner a dedicação de Tatiana Belinky ao teatro é impressionante. “É uma vida inteira dedicada à criança e ao adolescente. Essa faixa etária merece maior atenção. A criança tem que ser provocada a ter senso crítico para que no futuro ela não seja um joguete nesse processo”, complementa a fundadora do Cepetin.

No ano de 2009, as produções que estiveram em cartaz nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói foram assistidas pelo júri composto por Caíque Botkay, Sura Berditchevsky, Daniel Herz e Carlos Augusto Nazareth. Em 2010 o júri ganha a competente contribuição de mais um integrante: Macksen Luiz.

“O Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil é um importante estímulo para os profissionais dedicados ao teatro para criança. A cada ano o Prêmio ganha credibilidade - cada vez maior – pela sua seriedade e transparência e tem-se tornado um selo de qualidade para artistas e espetáculos indicados”, comenta Carlos Augusto Nazareth, fundador do CEPETIN.

Artistas como Sueli Franco, Maria Pompeu, Pitty Webo, entre outros profissionais prestigiaram o evento. O Ogroleto recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo que também rendeu à Carolina Kasting o prêmio de Melhor Atriz e seu marido Maurício Grecco, o de Melhor Ator, que agradeceu aos jurados e a Oi. “São pessoas que estimo e valorizo o trabalho. Basta acessar o site da Oi e ver a quantidade de peças que eles financiam. A Oi Futuro participou de todo processo”. O ator ainda complementou: “Karen Acioly descobriu essa peça. Respeitou a dificuldade de cada um”, emocionou-se Maurício.

O prêmio de Melhor Diretora foi para Karen Acioly pelo espetáculo Ogroleto. “Teatro a gente não faz sozinho. Meus atores não faltaram um ensaio, chegavam no horário”. Ela agradeceu à equipe técnica e sua família: “Agradeço a Júlia Azevedo, mãe que botou no mundo, e a Lúcia Coelho, mãe que botou no palco”, e completou visionando um futuro com mais espaço para o teatro infantil: “vamos fazer com que o teatro para crianças ocupe um lugar mais digno e de estatura bem mais elevada”.

Durante a cerimônia, José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro, disse que “o Prêmio Zilka Sallaberry é o maior destaque de teatro infantil. A Oi Futuro ratifica e apoia a arte e a cultura, ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da cidadania e para o crescimento do Brasil”, complementou José Augusto.

O CEPETIN contou também com o patrocínio da Oi Futuro e apoio da TV Globo.

RELAÇÃO DOS VENCEDORES DO PRÊMIO ZILKA SALABERRY DE TEATRO INFANTIL EDIÇÃO 2009:

MELHOR ESPETÁCULO
> Ogroleto

MELHOR DIREÇÃO
> Karen Acioly - Ogroleto

MELHOR ATOR
> Maurício Grecco - por Ogroleto

MELHOR ATRIZ
> Carolina Kasting - por Ogroleto

MELHOR TEXTO
> Marilia Gama Monteiro - por O Milagre do Santinho Desconfiado

MELHOR CENÁRIO
> Mari Stockler - A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos

MELHOR FIGURINO
> Fernanda Sabino, Henrique Gonçalves e Karlla de Luca - por A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto

MELHOR ILUMINAÇÃO
> Jorginho De Carvalho - por A Lenda Do Príncipe Que Tinha Rosto, Ogroleto e O Milagre do Santinho

MELHOR MUSICA
> Martin Lima - por Triciclo

PRÊMIO ESPECIAL
> Grupo Udigrudi em O Cano pela pesquisa de linguagem

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.