news
Lançamento do primeiro livro de ficção de Fred Góes acontece dia 6 de abril
terça-feira, 30 de março de 2010
Compartilhar
Professor da Faculdade de Letras da UFRJ, o carioca Fred Góes é também contista, ensaísta e compositor. Como letrista, tem mais de 60 canções gravadas por intérpretes como Luís Gonzaga, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Maria Bethânia, Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar, Angela Maria, Xuxa, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luis Melodia.

Em O Poço de Campaná, o terceiro livro de Fred Góes editado pela Língua Geral, o humor, a leveza e o lirismo atuam com desenvoltura, compondo um clima onírico surpreendente. O autor aproveita cenas pitorescas, as quais, na maior parte das vezes, surgem do cotidiano da cidade para dar vazão ao imaginário. Enfim, O poço de Campaná é sobretudo um manifesto a favor da alegria e da transgressão.

O lançamento do livro será dia 6 de abril, terça-feira, a partir das 19 horas, na Livraria da Travessa de Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 572.

>> SOBRE O LIVRO <<

Publicado em co-edição com a Fundação Biblioteca Nacional, O Poço de Campaná reúne histórias que servem de exemplo de uso habilidoso das técnicas de composição dos contos, bem como da capacidade de reformular algumas dessas técnicas.

O conto "A Tipoia", por exemplo, revela um tom absurdo e surrealizante. "Não foi por flagar vovó pondo uma tipoia no braço quebrado da cadeira de balanço que percebi a mudança. Tampouco foi a situação em si o que me impressionou. Várias vezes, pela vida toda, foram encontradas bolsas de vovó perdidas dentro da geladeira. Distraída ela sempre foi. O que me impressionou foi o evidente descompasso entre a intenção e o gesto. Havia descuido na forma de amarrar a tipóia e a cadeira parecia sofrer".

Já em "O galo da lagoa", Fred Góes carnavaliza a perspectiva típica do cronista. O personagem-narrador afirma que, enquanto caminha, está sempre devaneando, "contemplando a paisagem, mas longe, muito longe em pensamento". Dessa maneira, o olhar do cronista, perspicaz para o fato extraordinário que desponta do cotidiano mais trivial, não devaneia a partir do que observa, mas observa a partir do devaneio. O imaginário então ganha mais força, abrindo espaço para algumas características muito presentes neste livro, como a comicidade, exagero, extravagância e insolência, que se alternam com a compaixão, fragilidade e ternura.

>> SOBRE O AUTOR <<

Frederico Augusto Liberalli de Góes, conhecido no meio acadêmico, na literatura e na música como Fred Góes, nasceu em 1948, no Rio, em pleno domingo de carnaval. É professor da Faculdade de Letras da UFRJ, onde lidera, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Grupo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos. Realizou a pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA), com bolsa da Fundação Rockefeller. É Doutor em Teoria Literária e Mestre em Sistemas de Comunicação, pesquisador do CNPq e membro titular do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os dez livros de sua autoria, destacam-se O País do Carnaval Elétrico (1982), 50 Anos de Trio Elétrico (2000), Antes do Furacão: o Mardi Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans (2008); e a antologia Brasil, mostra a sua máscara (2007), que reúne contos, crônicas, letras de música e poemas sobre o carnaval brasileiro. Os dois últimos foram publicados pela Editora Língua Geral.

Das mais de 60 letras de Fred Góes, muitas são sucesso, como Sintonia, em parceria com Moraes Moreira:

"... DEIXA EU PENETRAR NA SUA ONDA/ DEIXA EU ME DEITAR NA SUA PRAIA/ QUE É NESTE VAI E VEM, NESTE VAI E VEM/ QUE A GENTE SE DÁ BEM/ QUE A GENTE SE ATRAPALHA ..."

>> SERVIÇO <<
O Poço de Campaná, de Fred Góes
Editora Língua Geral
128 páginas | R$ 32,00
Lançamento: 6 de abril, terça-feira, às 19 horas
Livraria da Travessa de Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 572

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.