news
Projeto vai transformar casas do Dona Marta em obras de arte
quarta-feira, 31 de março de 2010
Compartilhar
Tons selecionados, medidas exatas e marcações que seguem o planejado. Então, mãos à obra! Os donos da idéia de mudar o visual das casas do Dona Marta são dois holandeses que se apaixonaram pelo Rio e pelas favelas da cidade. Eles acreditam no poder das cores.

“Vai valorizar a comunidade que tem essa obra de arte. E também vai chamar a atenção de fora para a comunidade”, ressaltou o artista holandês Jeroen Koolhaas.

As 34 casas, depois de pintadas, formarão um painel. As cores foram escolhidas pela comunidade. E quem está lidando com as tintas são moradores do Dona Marta. A maioria nem tinha tanta intimidade assim com o ofício, mas, depois de um treino, tudo ficou mais fácil.

Márcio dos Santos estava sem emprego certo quando a chance apareceu. Empolgado? É pouco. “Um morrinho mais bonitinho, pintadinho, quem não quer?”, brincou ele.

A obra de arte alcançará um valor que ultrapassa o artístico. Os pintores “ainda amadores” poderão fazer um curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para aprimorarem a técnica e a segurança no trabalho. Depois de 160 horas de aulas, eles sairão do curso como profissionais.

E as boas possibilidades de trabalho deixaram todos muito animados. Eles não param. Querem terminar logo a pintura do grande painel que já começou a dar sinais de que a arte está chegando ao Dona Marta. “A ideia é espetacular, até mesmo porque demonstra o que temos de melhor na comunidade, que é a alegria”, ressaltou o professor de capoeira Alex Sil.

E a boa notícia correu o mundo. China, Oriente Médio e alguns países da Europa já querem imitar o Dona Marta. E tantas quantas forem as outras favelas da cidade que ficarem coloridas com arte até as Olimpíadas de 2016.

Fonte: RJTV 2ª Edição [31.03.2010]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.