news
Rodrigo Lessa participa da roda de choro do projeto TIM Música nas Escolas
terça-feira, 27 de abril de 2010
Compartilhar
No próximo sábado [01.05.2010], a partir das 11h, acontece a segunda roda de choro de 2010 do projeto TIM Música nas Escolas, na Praça Xavier de Brito, na Tijuca. Desta vez, cerca de 15 integrantes da Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro irão homenagear o músico Rodrigo Lessa.

Bandolinista, violonista, compositor e arranjador, Lessa, que também participa dos grupos cariocas Nó em Pingo D’Água e Sardinha’s Club, estará presente no evento e tocará com os jovens alunos do projeto. A Orquestra apresentará ainda clássicos do choro como Brasileirinho, de Waldir Azevedo, e Papagaio Sabido, de Pixinguinha, entre outros.

A roda de choro do TIM Música nas Escolas é realizada sempre no último sábado de cada mês, desde maio de 2009. A iniciativa de levar o som dos alunos para fora das salas de aula surgiu após solicitações dos freqüentadores da Praça Xavier de Brito, que ouviam as canções através das janelas da Escola Municipal Soares Pereira, vizinha ao local e onde os jovens da orquestra ensaiam

>> Sobre o TIM Música nas Escolas <<

O TIM Música nas Escolas é um programa educacional voltado para alunos de escolas públicas, baseado na linguagem universal da música. Seu objetivo é oferecer aos participantes novas formas de aprendizagem para melhoria do desempenho escolar, e estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz. Criado em 2003, o programa já beneficiou mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras.

O projeto prevê a realização de oficinas musicais e a formação de grupos como os Núcleos de Agitação Cultural, os Pequenos Embaixadores da Paz – que depois formam as Orquestras Brasileiras, as baterias-mirins e os aprendizes de áudio. Os participantes dos núcleos aprendem e desenvolvem atividades culturais para toda comunidade escolar. Os integrantes da Orquestras Brasileiras foram selecionados segundo critérios de comprometimento e aptidão e recebem formação musical direcionada, tornando-se responsáveis por levar às suas comunidades mensagens de paz e cidadania.

Com o TIM Música nas Escolas, os participantes passam a ter aulas de aprofundamento musical, por meio de parcerias locais da TIM com escolas de música e instituições, que visam a formação de pequenas orquestras brasileiras em suas cidades.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.