news
Ação e Cidadania inaugura cineclube com filme Profissão MC
terça-feira, 22 de junho de 2010
Compartilhar
O Cineclube Ação da Cidadania inicia seu funcionamento nesta quarta-feira, 23, com a exibição do filme “Profissão MC” (2009), de Alessandro Buzo e Toni Nogueira, em parceria com a Brazucah Produções. A sessão começa às 14h30, no Centro Cultural Ação da Cidadania (Zona Portuária do Rio), e tem entrada franca.

Após a exibição, haverá um debate com a Profª Adriana Faccina (UFF), que participa do movimento contra a criminalização do funk, e o MC Leonardo, presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK).

Com a inauguração do cineclube, a Ação da Cidadania dá continuidade ao projeto “Cine Debate EducAção”, iniciado em 2007, que promoveu a exibição de filmes nacionais com temáticas sociais, seguidos de debate. As sessões eram gratuitas e reuniram um público formado por lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais, professores e alunos da rede pública de ensino, além de moradores do entorno do Centro Cultural.

A experiência habilitou a instituição a ser uma das contempladas pelo edital do Programa Cine Mais Cultura 2009, do Ministério da Cultura (MinC), para receber os equipamentos necessários à montagem e funcionamento de um cineclube. Com sessões quinzenais, os filmes serão fornecidos pela Programadora Brasil, parceira da iniciativa.

Além das sessões no Centro Cultural, estão programadas exibições semanais no Morro da Providência, em parceria com o Instituto Favelart, como já acontece há dois meses, sempre às sextas-feiras.

>> SERVIÇO <<

CINECLUBE AÇÃO DA CIDADANIA
-----------------------------------------
Lançamento: dia 23 de junho (quarta-feira), às 14h30 – Centro Cultural Ação da Cidadania (CCAC) - Av. Barão de Tefé, 75 - Saúde - RJ - Telefone: (21) 2233-7460
Sessões quinzenais – Entrada franca – 70 lugares

Filme: Profissão MC (Brasil 2009, 52 min)
Direção: Alessandro Buzo e Toni Nogueira
Elenco: Criolo Doido, Da Antiga, DanDan, entre outros. Participação especial de Rappin Hood
Classificação etária: LIVRE
Produção: Suburbano Convicto Produções e DGT Filmes

Debate: Profª Adriana Faccina (UFF) / MC Leonardo (APAFUNK)

Sinopse:
Profissão MC traz a história de um rapper na periferia que, num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no rap. Filmado na favela do D’ Avó, no bairro Itaim Paulista (SP), o curta contou com a participação de moradores da comunidade como figurantes.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.