news
Cristo Redentor reabre ao público após 120 dias fechado para reformas
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Compartilhar
Uma iluminação especial, em verde e amarelo, marca o fim da obra no Cristo Redentor na noite desta quarta-feira, às 21h50. O efeito poderá ser visto durante sete noites seguidas. Para comemorar a conclusão dos reparos, o arcebispo do Rio abençoou o monumento na manhã desta quarta-feira.

Depois de 120 dias coberto por 89 toneladas de andaimes, o Cristo Redentor foi reinaugurado com a promessa de ter mais câmeras de segurança e também maior número de vigias. A afirmação foi feita pelo diretor do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa.

"Vamos fechar os acessos ao Parque", disse ele, lembrando o episódio de quando o Cristo foi pichado, depois de dois homens terem acesso ao local durante a noite, por falta de segurança. Issa afirmou que não há um controle noturno do local e isso também está previsto. Ainda segundo ele, 26 câmeras gravam imagens dos acessos ao monumento.

A implantação desses investimentos na segurança acontecerão dentro de seis meses.

De acordo com ele, até agosto os acessos pela estrada e de trem ao Cristo estarão liberados. Atualmente, o acesso à estátua só é possível através da estrada do Corcovado, apenas com vans.

A obra incluiu a reposição de mosaicos de pedra-sabão, reparação de pequenas rachaduras e drenagem. Além disso, um sistema de iluminação interna foi instalado no monumento para facilitar intervenções que sejam necessárias dentro da estátua. Foram investidos R$ 7 milhões na recuperação, financiados pela Vale.

Mais de cem pessoas trabalharam na obra, que foram acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: O Globo e G1 [30.06.10]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.