news
Galeria Movimento recebe novas obras de TOZ
sábado, 31 de julho de 2010
Compartilhar
Os graffitis de TOZ podem ser vistas pela cidade e em especial na Galeria Movimento Arte Contemporânea. Atualmente, mais duas obras chegaram a galeria: "Ana Prismática" (a suavidade e a emoção da Nina em uma explosão de cores) e o conjunto de duas esculturas "Equilíbrio_Doirado" (o amor entre Nina e Bebê Idopso repousa em berço de ouro).

:: Sobre TOZ ::

Nascido em 1976, Salvador, Tomaz Viana, o Toz, é filho de uma geração que colecionou bonecos de Falcon e Playmobil, Fofoletes e Ursinhos Carinhosos. Quem foi criança nos anos 1980 conheceu o tempo que inventou os mascotes sintéticos, muito antes do advento do Tamagoshi e dos animaizinhos virtuais de FarmVille. Já crescido, Toz criou companheiros feitos com tinta spray, que são seus alteregos e traduzem estados de espírito e preocupações existenciais, quase filosóficas.

Baiano, que veio para o Rio ainda adolescente, inventou uma família de personagens misturando referências quase universais do grafite – a animação e os mangás japoneses – com seu mundo particular. No trabalho que sai das ruas para ganhar vida em telas, desenhos e objetos, ficam mais claras as referências às estamparias de tecidos populares no Mercado Modelo e à profusão de cores da Baixa do Sapateiro de sua infância em Salvador. Um americano, segundo marido de sua avó, o levava para pescaria e lhe explicava tudo sobre lulas e polvos. Este avô gringo e marítimo, quase um pirata, encheu seus personagens de memórias aquáticas: eles exploram o mundo em navios e caravelas e se transformam em seres vindos da água salgada.

:: Galeria Movimento Arte Contemporânea ::
Avenida Atlântica, 4240 loja 211
Shopping Cassino Atlântico
Copacabana - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22000-000
Telefone: 21 2267-5989
www.galeriamovimento.com

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.