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A Escola de Artes Visuais do Parque Lage realiza colóquio sobre o circuito e as estratégias da arte na atualidade
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
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A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, realiza o colóquio “Circuito e estratégias da arte na contemporaneidade”, de 10 a 12 de agosto, a partir das 19h. Sempre com temas e palestrantes distintos, os debates têm como objetivo apresentar e discutir o panorama das artes na contemporaneidade e, por consequência, suas fronteiras e desvios: o lugar da crítica de arte e da curadoria nesse início de século; a ligação da arte com o mercado e os mecanismos de produção e reflexão; o papel das políticas institucionais, dos agenciamentos de artistas e da formação do público; além da construção de um pensamento sobre a formação da cena atual das artes visuais brasileiras.

O público poderá conhecer um pouco mais sobre assuntos que, apesar de relevantes, não são discutidos com frequência. As mesas-redondas reúnem críticos, diretores de museus, curadores, artistas e pesquisadores, que refletirão sobre o lugar da crítica de arte frente ao fenômeno da globalização, sobre as relações institucionais entre o mercado e o público e sobre as (novas) práticas do colecionismo. As possibilidades e manifestações do mercado editorial no país e o lugar e a prática das bienais e feiras também são questões a serem tratadas no colóquio.

“Circuito e estratégias da arte na contemporaneidade traça, portanto”, afirma Felipe Scovino, organizador do colóquio, “uma cuidadosa e reflexiva abordagem multidisciplinar sobre as relações estéticas e políticas na produção e difusão das artes visuais”. Assim, a EAV-Parque Lage cumpre seu compromisso de promover uma revisão crítica do atravessamento da teoria e da prática artísticas na última década.

>> PROGRAMAÇÃO <<

10 de agosto
“O papel da crítica e da curadoria: desafios e rumos”

19h Mesa-redonda
Paulo Venancio Filho
Marcelo Campos
Marisa Flórido
Mediação Felipe Scovino

21h Debate com o público

11 de agosto
“Políticas de circulação, produção e reflexão: bienais, feiras e agências de artistas”
19h Mesa-redonda
Márcio Botner
Ivo Mesquita
Ricardo Basbaum
Mediação: Sérgio Martins

21h Debate com o público

12 de agosto
“Formação em rede: políticas institucionais, mercado editorial e colecionismos”
19h Mesa-redonda
Glória Ferreira
Cauê Alves
Guilherme Bueno
Xico Chaves
Mediação: Daniela Labra

21h30 Debate com o público

Sobre os participantes

CAUÊ AlVES
Crítico de arte e curador. Professor da PUC-SP. Desde 2006 é curador do Clube de Gravura do MAM-SP, entre suas curadorias destacam-se "MAM [na] OCA: arte brasileira do acervo do MAM SP”, “Quase líquida” (Itaú Cultural, 2008), “Da estrutura ao tempo: Hélio Oiticica” (Instituto de Arte Contemporânea, 2009-2010). Publica regularmente artigos em revistas especializadas e catálogos, organizou o livro “Clube de gravura: a história do clube de colecionadores do MAM”.


DANIELA LABRA
Crítica de arte e curadora. Doutoranda em História e Crítica de Arte pela EBA-UFRJ. Entre suas curadorias destacam-se “Verbo” (Galeria vermelho, 2005), “Investigações pictóricas” (MAC Niterói, 2009), “Performance presente futuro vol. I e II” (Oi Futuro 2008, 2009). Membro editorial da Revista Número (2003 a 2008). Curadora-residente no FRAME (Helsinki, Finlândia, 2005) e no IASPIS - International Artists Studio Program in Sweden (Estocolmo, 2007).

FELIPE SCOVINO 
Crítico de arte e curador. Professor adjunto da UFRRJ. Entre suas curadorias destacam-se “Lygia Clark” (Dan Galeria, 2004), “Arquivo contemporâneo” (MAC Niterói, 2009), “Décio Vieira: investigações geométricas” (Centro Universitário Maria Antonia, 2010), “O lugar da linha” (Paço das Artes, 2010) e “Entre desejos e utopias (A Gentil Carioca, 2010).  É autor dos livros Arquivo Contemporâneo (7Letras, 2009) e Cildo Meireles (Azougue Editorial, 2009). 

GLORIA FERREIRA
Critica de arte e curadora. Doutora em História da Arte pela Sorbonne. Professora da EBA/UFRJ (1996-2007). Entre suas curadorias destacam-se “Arte como questão” (Tomie Ohtake, 2007), “Hélio Oiticica e a cena americana” (CAHO, 1998). Publicou inúmeros artigos em revistas e catálogos, organizou a coletânea Crítica de Arte no Brasil-Temáticas Contemporâneas (Funarte, 2006), foi co-organizadora de Clement Greenberg e o debate crítico (Jorge Zahar, 1997) e Escritos de artistas anos 60/70 (Jorge Zahar,2006). Co-editora da revista Arte & Ensaios (1997-2006).

GUILHERME BUENO
Crítico de arte e curador. Diretor do MAC Niterói, editor da revista Das Artes. Doutor em História e Crítica de Arte pela EBA UFRJ. Publicou diversos artigos em revistas especializadas e catálogos, e os livros Mapa do agora: a recente arte brasileira na coleção João Sattamini/MAC-Niterói (Jorge Zahar, 2004) e A teoria como projeto (Jorge Zahar, 2008). Entre suas curadorias destacam-se a edição 2008/2009 do “Projeto Rumos Artes Visuais”, e “Ano 01” (Galeria Anita Schwartz, 2009).

IVO MESQUITA
Curador e crítico de arte. Mestre em Artes pela ECA USP. Curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Diretor técnico do MAM SP (2000-2002), Diretor artístico da Fundação Bienal de São Paulo (1998). Publicou artigos em revistas especializadas e catálogos. Entre suas principais curadorias destacam-se a “28ª Bienal de São Paulo” (2008), “F[r]icciones” (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2001) e “Delson Uchôa/ Luiz Braga” (54ª Bienal de Veneza, 2009),

MARCELO CAMPOS
Crítico de arte, professor e curador. Coordenador da graduação em Artes do Instituto de Artes da UERJ. Doutor em História e Crítica de Arte pela EBA UFRJ. Publicou artigos em periódicos e catálogos. Entre suas curadorias destacam-se "Faustus", (Palácio da Aclamação, 2009), "E agora toda terra é barro", (CCBNB, Cariri e Fortaleza, 2008, 2009), "Alcova" (Galeria Laura Marsiaj, 2009) e "Sertão contemporâneo" (Caixa Cultural Rio de Janeiro e Salvador, 2008 e 2009).

MARCIO BOTNER
Artista. Professor da EAV-Parque Lage. Diretor e um dos sócios fundadores da galeria de arte A Gentil Carioca. Coordenador do Projeto Artistas Educadores, Casa Daros Latinamérica. Em conjunto com o artista Pedro Agilson, participou de diversas exposições coletivas, entre as quais, “6º Salão de arte de Goiás” (2003), no qual ganharam Prêmio de aquisição, e o “11º Salão da Bahia” (2004). Individualmente participou da “2°Bienal do Fim do Mundo” (2008) e da X Bienal de Havana (2009).

MARISA FLÓRIDO CESAR
Pesquisadora, crítica de arte e curadora. Doutora em história e crítica de arte pela EBA/UFRJ. Publicou diversos artigos em livros e catálogos, colaborou como crítica no Jornal do Brasil (2004/2005) e atualmente escreve no jornal O Globo e na revista Istoé. Entre suas curadorias destacam-se, “Janelas para o mundo” (2008), “O infinito Agora” e “Ciudad invadida /Cidade invadida” (2007). Co-curadora da exposição “Arte e Música” (2008) e do Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (2001/2003).

PAULO VENANCIA FILHO
Curador e crítico de arte. Professor titular na EBA UFRJ. Publicou artigos em revistas especializadas e catálogos. Publicou livros, tais como Salas e Abismos (Cosac Naify, 2009), Marcel Duchamp (Brasiliense, 1986), entre outros. Podemos destacar entre suas principais curadorias, “Time & Place: Rio de Janeiro 1956-1964” (Moderna Museet, 2008), “Nova Arte Nova” (CCBB, 2009), “Rachel Whiteread” (MAM RJ, 2004), e “Entre muitos”, de Anna Maria Maiolino (Pinacoteca do Estado São Paulo, 2005).

RICARDO BASBAUM
Artista. Doutor em Artes pela ECA USP. Professor da UERJ e da Faculdade Santa Marcelina. Publicou inúmeros artigos e os livros Além da pureza visual (Zouk, 2007) e Arte Contemporânea Brasileira (Contra Capa, 2001). Co-curador do Panorama da Arte Brasileira 2001 (MAM-SP) e On Difference #2 (Stuttgart, 2006). Co-editor da revista Item (1995-2003) e co-diretor do espaço Agora (1999-2003). Entre suas exposições, destacam-se “NBP x eu-você” (MAM-RJ, 2000) e a “Documenta 12” (Kassel, 2007).

SERGIO MARTINS
Crítico de arte. Doutorando em História da Arte pela University College London, onde atua como professor desde 2007. Foi editor do periódico britânico Object. Organiza, junto com Felipe Scovino, o “Projeto Portfólio”, que visa refletir sobre a trajetória de artistas emergentes. Publicou artigos em catálogos e revistas especializadas nacionais e internacionais, tais como Third Text, Arte & Ensaios, Dardo e DasArtes..

XICO CHAVES
Artista e poeta. Notório Saber em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Coordenador dos projetos “Mais Cultura para o Semiárido” e “Amazônia Legal”. Publicou livros de poesia e artigos em periódicos e catálogos. Co-diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1993-1994), Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte (2003-2007). Entre suas principais exposições destacam-se “Obra Nome” (EAV-Parque Lage, 2009), e “Arqueoplanos” (Casa de Cultura Laura Alvim, 2002).

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