news
CAIXA Cultural divulga a programação de debates da mostra CINEMA INDIANO CONTEMPORÂNEO
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Compartilhar
Os debates acontecem às quinta-feiras, dias 12 e 19 de agosto, às 20h20, na CAIXA Cultural RJ.

>> DEBATE 1 <<
Dia 12 (quinta-feira), às 20h20: A Índia e o cinema – De Bollywood a Calcutá
Com Humberto Giancristofaro e Raquel Valadares. Mediação: Gisella Cardoso.

Este primeiro debate buscará falar dos costumes, da cultura e do modo de pensar indiano através dos filmes e cineastas presentes na mostra, apresentando assim as diferentes indústrias existentes no país, e abordando também o modo com que os conflitos e anseios dessa sociedade estão refletidos no seu cinema.

Debatedores
Gisella Cardoso – Curadora da mostra, é formada em Cinema e Comunicação. Realizou a coordenação e curadoria também das mostras “Paulo José – 40 anos de cinema” (2005), “Olhares Neorrealistas”(2007), e “Nouvelle Vague Indiana” (2008-2009), realizadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília.

Humberto Giancristofaro – professor de ioga, filosofia e cultura indiana, certificado em 1999 na Yoga-Vedanta Forest University em Rishikesh, Himalaya (Índia). Bacharel em Filosofia na UFRJ e Universidade Paris VIII. É sócio-colaborador da Questão de
Crítica – revista eletrônica de críticas e estudos teatrais.

José Carlos Monteiro – professor na Universidade Federal Fluminense. Foi crítico no jornal O Globo, Jornal do Brasil e revista Isto É, editor das revistas Filme Cultura e Guia de Filmes. Escreveu vários ensaios, entre os quais História Visual do Cinema Brasileiro.

Raquel Valadares – bacharel em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Dirigiu o documentário Corpo de Bollywood, o povo quer cinema (2007), sobre o cinema popular indiano e que foi rodado no próprio país; trabalhou como assistente de direção na novela Caminho das Índias (2009), de Glória Perez e Marcos Schechtman; e atualmente faz a pesquisa do programa Um pé de quê?, edição especial “Japão”, de Estevão Ciavatta e Regina Casé.


>> DEBATE 2 <<
Dia 19 agosto (quinta-feira), às 20h20: Para onde aponta o cinema indiano contemporâneo?
Com Cora Ronai, Ibirá Machado e Tatiana Monassa. Mediação: Gisella Cardoso.

O segundo debate visa pensar o que esse cinema traz de novo e particular em termos de linguagem, fazendo uma análise sobre a inventividade e abstração dos filmes tanto a partir dos grandes sucessos de Bollywood, quanto a partir dos outros núcleos cinematográficos presentes na mostra, especialmente o cinema mayalam e tâmil.

Debatedores
Cora Ronái é colunista do Globo, e tem o blog coraronai.blogspot.com, onde escreve bastante sobre a Índia.

Ibirá Machado é formado em geografia pela Universidade de São Paulo e pesquisador de cultura indiana. Em 2008, criou a primeira página em português na internet sobre o cinema indiano (cinemaindiano.blogspot.com), hoje o mais completo espaço brasileiro sobre cinema indiano. Foi curador da Mostra “De Bollywood e Cinema Indiano”, em São Paulo.

Tatiana Monassa é editora da revista eletrônica Contracampo. Editou os catálogos das mostras “Assim Canta Bollywood” (DF, 2005) e “As Muitas Faces de Jece Valadão” (RJ, 2006). Escreve para diversos catálogos de mostras de cinema, além de ministrar aulas e workshops, e participar de processos de seleção de filmes.

>> SERVIÇO <<

Debates: Dias 12 e 19 de agosto, às 20h20
Mostra “Cinema Indiano Contemporâneo”
Período: De 10 a 22 de agosto de 2010.
Horários: Sessões a partir de 12h
Aos sábados, sessões para crianças às 10h15
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Capacidade: Cinema 1 – 83 pessoas
Verifique a classificação indicativa de cada filme
Entrada gratuita para todas as sessões

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.