news
‘Artistas’ da ABBR vão expor no Circuito das Artes
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Compartilhar
A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) participará da 14º edição do Circuito das Artes, que acontecerá nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto, no bairro do Jardim Botânico. A instituição vai expor e vender, das 12h às 18h, obras de arte feitas por pacientes no setor da Oficina Terapêutica.

São pessoas com doença de Parkinson, esclerose múltipla, doenças reumatológicas, que sofreram AVC, dentre outras patologias, e usaram técnicas de arte para fazer pinturas e objetos de decoração, como bancos, bonecas, cestas e panos.

Durante o tratamento, os grupos aprendem diversas técnicas de arte que usam materiais recicláveis: cerca de 90% do artesanato foi feito com jornal, papelão e até a caixas de pizza, além de cola e tinta, dentre outras matérias-primas.

“A atividade artística ajuda a trabalharmos nesses pacientes aspectos como coordenação motora e memória. Além de ser um tratamento, a oficina os ajuda a aprender uma profissão e também eleva a auto-estima, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, explica Patrícia Araújo, coordenadora da Terapia Ocupacional da ABBR e responsável pela exposição.

É o mesmo que pensa Messias Fernandes, psicólogo da entidade. Para ele, “pelo próprio contato com o grupo, a atividade artística cria um ambiente propício para potencializar os resultados terapêuticos e promove nos pacientes uma nova expectativa de vida”. Ainda sobre o tratamento, Messias explica que “a sequela não muda tanto, mas a mudança interna e a reabilitação é algo fantástico”.

Como ocorreu com Luciano Alves, de 24 anos. Em 2002, ele sofreu uma grave lesão na coluna ao cair da pedra do Arpoador. Mesmo tetraplégico, aprendeu, na oficina terapêutica da ABBR, a pintar quadros utilizando somente a boca para segurar os pincéis.

Para Luciano, ex-paciente da instituição, uma obra de arte é mais do que um momento de inspiração, e sim o reflexo do desejo de superação. Ele será um dos "artistas" que representarão a ABBR no Circuito das Artes. O evento começou em 1998 em homenagem aos 190 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Diversos ateliês e estúdios no bairro estarão abertos, reunindo mais de 9 mil peças artísticas.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.