news
Museu Casa do Pontal realiza sétima edição da série de Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular, com o tema Arte, Educação e Diversidade Cultural
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Compartilhar
O Museu Casa do Pontal convida educadores, gestores de projetos socioculturais, estudantes universitários e demais interessados para a sétima edição da série de Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular. Nesta edição, serão abordados diferentes diálogos entre a arte e a educação, com enfoque na diversidade cultural. Durante o Seminário, será lançada a publicação O que você vai levar? – Materiais Educativos Complementares ao Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal.

A abertura, na manhã do dia 24 de setembro, será com a mesa Arte Educação e a formação da identidade pessoal e cultural, composta pelo artista e arte-educador Guilherme Vergara (Departamento de Arte da UFF) e pela antropóloga Angela Mascelani (Museu Casa do Pontal). À tarde, a mesa Arte e educação no cotidiano reunirá as experiências do artista Getúlio Damado, que mantém um ateliê aberto em Santa Teresa, e pelo músico e gestor cultural Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande / Memorial do Homem do Kariri).

No mesmo dia, às 16h, será lançado o conjunto de materiais educativos O que você vai levar?, composto por livros com conteúdos e atividades, incluindo mais de 80 fotografias com reproduções de obras do acervo do Museu Casa do Pontal. As organizadoras da publicação, Ângela Mascelani, Joana Corrêa e Juliana Prado pretendem apresentar o material e falar sobre a proposta de aprofundamento da relação escola-museu a partir de reflexões e sugestões de atividades sobre arte, cultura, identidade e a diversidade.

No dia 25, Guilherme Vergara e a arte-educadora Juliana Prado (Museu Casa do Pontal) administram uma oficina de elaboração de propostas educativas e culturais, utilizando o conjunto O que você vai levar?. A entrada é franca, mas é necessário se inscrever previamente, pois as vagas são limitadas. A oficina do segundo dia é voltada especialmente para educadores e gestores socioculturais que participam das visitas teatralizadas e das exposições itinerantes educativas do Museu Casa do Pontal.

Os seminários temáticos integram as ações do Programa Educacional e Social da instituição. Implementado em 1996, o programa tem como objetivos divulgar a arte popular brasileira e democratizar o acesso ao acervo de mais de 8.000 obras da instituição. O Programa é composto por quatro linhas de atuação: Visitas teatralizadas à exposição permanente do Museu Casa do Pontal, voltadas para estudantes e participantes de programas sociais (gratuitas para a rede pública e projetos sociais); Exposições itinerantes educativas na periferia do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense; Formação continuada de educadores e gestores socioculturais, por meio de oficinas, seminários e publicações; Oficinas Culturais, direcionadas especialmente a moradores do entorno do Museu, da Zona Oeste.

>> Programação <<
-----------------------------------------------------------
Sexta, 24 de setembro

(aberto ao público em geral, mediante inscrições prévias)

9h30 - Chegada dos participantes;

10h - Palestra Arte Educação e a formação da identidade pessoal e cultural com Guilherme Vergara (Departamento de Artes da UFF) e Angela Mascelani (Museu Casa do Pontal);

14h - Mesa Arte e educação no cotidiano com Getúlio Damado (artista plástico) e Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande / Memorial do Homem do Kariri);

16h00 – Lançamento da publicação O que você vai levar? – Materiais Educativos Complementares ao Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal. Apresentação do Material por Joana Corrêa, Juliana Prado e Angela Mascelani;

17h00 – Encerramento.
-----------------------------------------------------------

Sábado, 25 de setembro

(oficina para profissionais de arte e cultura de instituições participantes do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal)

10h - Oficina de elaboração de propostas educativas e culturais com Guilherme Vergara e Juliana Prado (Museu Casa do Pontal);

16h30 – Encerramento.
-----------------------------------------------------------

Perfil dos participantes:

>> Guilherme Vergara <<
Artista plástico e Doutor em Arte e Educação pela Universidade de Nova York. É professor-adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e do Centro Cultural Helio Oiticica (RJ). Coordena projetos de arte e cidadania.

>> Mascelani <<
Doutora em Antropologia Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Antropologia da Arte pela Escola de Belas Artes da mesma instituição. Autora dos livros “O Mundo da Arte Popular Brasileira” (2000) e “Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha” (2008). É Diretora do Museu Casa do Pontal.

>> Getúlio Damado <<
Artista famoso nas ladeiras do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, onde mantém um ateliê que funciona em uma grande reprodução de um bonde em madeira. Trabalha cercado por suas obras feitas com materiais reaproveitados de toda ordem, muitos das quais doadas por amigos e admiradores do bairro onde mora. Seus personagens têm nomes próprios e contam pequenas histórias.

>> Alemberg Quindins <<
Músico, idealizador e diretor da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, com sede em Nova Olinda, Ceará. Criada em 1992, a Fundação tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em Gestão Cultural, por meio de seus programas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo.

>> Joana Corrêa <<
Especialista em Gestão Cultural, com atuação no campo das culturas populares, e coordenadora de projetos do Museu Casa do Pontal. Co-autora do livro “Museu Vivo do Fandango” (2006) e organizadora do livro-CD “Na Ponta do Verso” (2008), editados pela Associação Cultural Caburé.

Data de lançamento e do Seminário “Arte, Educação e Diversidade Cultural”:

24 de setembro de 2010, das 9h30 às 17h

Local: Museu Casa do Pontal

Endereço: Estrada do Pontal, 3295 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2490-3278 e 2490-4013

Inscrições para o seminário: producao@museucasadopontal.com.br / (21) 2558-2023

Atividade gratuita.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.