news
500 DIAS COM ELA é o filme do mês de setembro do Fórum de Psicanálise e Cinema
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Compartilhar
Nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, o Fórum de Psicanálise e Cinema exibe a comédia romântica "500 Dias com Ela", dirigida por Marc Webb, que foi destaque em diversos festivais internacionais. A sessão, seguida de debate com o psicanalista Waldemar Zusman, da Associação Psicanalítica Rio 3, começa às 18h, no Auditório Vera Janacopulos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A entrada é franca.

Em "500 Dias com Ela", Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) é um escritor de cartões comemorativos que se apaixona pela colega de trabalho, a encantadora Summer Finn (Zooey Deschanel). Em ordem não-cronológica e repleto de influências do mundo pop, o longa recupera alguns dos 500 dias que o casal passou junto. ?O filme fala de um ser humano que deixa de lado todas as antecipações e tem medo de ser otimista, criando um processo defensivo contra qualquer desencanto. É algo muito comum entre nós, quando precisamos que algo efetivo aconteça para que acreditemos que é possível viver os riscos?, analisa o psicanalista Waldemar Zusman, que conduzirá o debate nesta edição do Fórum.

Com sessões realizadas às últimas sextas-feiras de cada mês, no Auditório Vera Janacopulos, o Fórum de Psicanálise e Cinema marca uma parceria bem-sucedida entre a UNIRIO e a Associação Psicanalítica Rio 3 (AP Rio 3) para analisar filmes sob o viés psicanalítico. Criado em 1997, as primeiras sessões do Fórum ocorreram na Sala de Vídeo da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e já passou por locais como o Centro Empresarial de Botafogo e o Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana. Este é o quinto ano do evento na Universidade, que é gerido pela professora Ana Lucia de Castro, da Escola de Museologia da UNIRIO, e pelos psicanalistas da AP Rio 3 Waldemar Zusman e Neilton Silva, também debatedores da mostra.

>> SERVIÇO <<

Fórum de Psicanálise e Cinema

Dia 24 de setembro, às 18h
"500 Dias com Ela" (500 Days of Summer; EUA; 2009; 95 min.)
Local: Auditório Vera Janacopulos: Av. Pasteur, 296, Urca
Dir.: Marc Webb.
Sessão seguida de debate com o psicanalista Waldemar Zusman, da AP Rio 3
Classificação etária: 12 anos

Sinopse: Ao terminar com a namorada, escritor de cartões comemorativos e românticos fica sem rumo. Para tentar entender o que deu errado, ele relembra vários momentos dos 500 dias que passaram juntos.

>> Programação <<

29 de outubro
ARITMÉTICA EMOCIONAL (Emotional Arithmetic; Canadá; 2007; 99 min.)
SINOPSE: 1945: 2ª Guerra Mundial. Um jovem dissidente preso decide proteger duas crianças, Melanie e Christopher. Quarenta anos depois, Melanie descobre que Jakob ainda está vivo, o convida a viver com sua família, no Canadá. Ele aceita a oferta e leva Christopher que, se reencontrarem, o passado desencadeia uma história de amor reprimida.
Direção: Paolo Barzman. DEBATEDOR: Dr. Neilton Silva

26 de novembro
O MENSAGEIRO (The Messenger; EUA; 2009; 178 min.)
SINOPSE: Mensageiro é um setor mantido pelo exército americano com a função de dar a notícia da morte de algum militar à sua família. O sargento nomeado para a função passa a trabalhar com um capitão com pensamentos bem diferentes sobre a função, mas, aos poucos, aprendem a lidar com os familiares dos mortos.
Direção: Oren Moverman. DEBATEDOR: Dr. Waldemar Zusman.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.