news
Coleção ´Imigrantes do Rio de Janeiro´ destaca chegada de judeus ao Brasil
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Compartilhar
No decorrer dos séculos XIX e XX, o Rio de Janeiro recebeu importantes ondas migratórias européias, devido às guerras mundiais, intolerâncias religiosas ou pela busca de novas oportunidades. A contribuição de outros povos foi preponderante para a formação cultural e econômica da então capital nacional e do país. O processo migratório dos judeus e a sua integração na sociedade carioca são contados no livro “Judeus Cariocas”, segundo volume da série “De Pai para Filho: Imigrantes no Rio de Janeiro”.

A obra descreve as idas e vindas de povos e etnias que se mesclaram na formação do povo judeu e nas suas duas variações étnicas: a dos ashkenazim e a dos sefaradim. O livro narra as trajetórias das primeiras gerações de judeus nascidos e criados no Rio de Janeiro, hoje espalhados em diversos bairros, atuando em vários campos profissionais – nas artes, na medicina, no magistério, no funcionalismo público, na iniciativa privada - com diferentes posturas políticas e situações financeiras.

Os ensaios também reconhecem a marca profunda deixada pelas ondas de migrantes que afluíram sucessivamente à cidade, transformando a sociedade que os acolheu. Os capítulos “Deixando a Velha Casa” e “Chegando ao Velho Lar” abordam os estudos de migração: o seu porquê, as estratégias de sobrevivência dos migrantes, as perdas e ganhos das sociedades de saída e de destino. O episódio seguinte, “Tornando-se Cariocas”, mostra a integração das relações culturais do grupo migrante com a sociedade brasileira. Por fim, o capítulo “Dez judeus cariocas” conta a história de importantes membros da sociedade judaica do Rio de Janeiro, tais como o escritor Alberto Cohen, o médico Jacob Kligerman e o empresário Ruy Schneider.

Editado pela Documenta Histórica, o livro foi organizado por Mozart Vitor Serra e Fernando Cotta Portela Filho. Os textos são assinados por Keila Grimberg e Flavio Limoncic, historiadores, doutores em História Social e professores do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A apresentação do livro é de Zevi Ghivelder, que vivenciou todo o período da chegada dos judeus no Brasil. A obra, com capa dura, tem 200 páginas e aproximadamente 100 ilustrações.

“A Light decidiu incentivar a edição de livros, exposições e outros recursos de comunicação que resgatem aspectos importantes, mas ainda pouco divulgados, da história do Rio de Janeiro. Estamos comprometidos com esta iniciativa que mantém a Light alinhada à sua própria trajetória, como empresa que há mais de cem anos vem participando ativamente do desenvolvimento econômico e social desta cidade, antiga capital do Brasil”, afirma o Presidente da Light, Jerson Kelman.

A coleção teve a iniciativa do Instituto Light com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com produção da Editora Cidade Viva e coordenação do Instituto Cultural Cidade Viva. O lançamento de “Judeus Cariocas” será realizado no dia 21 de outubro, as 18h30, no Palácio da Cidade.

A série “De Pai para Filho: Imigrantes no Rio de Janeiro” aborda questões clássicas ligadas à imigração como: as razões que as levam, as estratégias de sobrevivência, as perdas e ganhos na saída e entrada dos imigrantes e as relações culturais com a sociedade que os acolhe. O primeiro livro foi “De Pai para Filho – Imigrantes Portugueses no Rio de Janeiro”, lançado em junho deste ano. A contribuição dos árabes será mostrada na obra “Árabes no Rio de Janeiro: uma identidade plural”, a ser lançada nos próximos meses.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.