news
CINEMA PARA TODOS leva 297 mil jovens e educadores para assistirem filmes brasileiros
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Compartilhar
Para comemorar a marca dos quase 300 mil ingressos utilizados no Programa uma sessão especial de Tropa de Elite 2 será realizada para 900 alunos, de sete escolas da Zona Oeste do Rio, na sexta-feira, dia 22 de outubro, às 10 horas, no Cine 10 – Sulacap.

A sessão será apresentada por José Padilha, pelos atores André Ramiro (Matias, do BOPE) e Sandro Rocha (o Chefe da Milícia) e os Secretários de Estado de Educação Wilson Risolia Rodrigues e de Cultura Adriana Rattes.

O programa CINEMA PARA TODOS, que distribui vales-ingressos para alunos e educadores da rede estadual de ensino assistirem a filmes nacionais, já levou 297 mil pessoas aos cinemas, nas suas duas edições, desde novembro de 2008. Os participantes do programa tem a experiência de ir ao cinema, muitas vezes pela primeira vez, para assistir na tela grande a filmes como Nosso Lar, 5xFavela – Agora por nós mesmos, Chico Xavier, Sonhos Roubados, Quincas Berro d´Água, Lula – o filho do Brasil, Utopia e Barbárie e As Melhores Coisas do Mundo.

Na primeira edição do programa, em 2008/2009, filmes como Seu Fosse Você 2, Palavra (En)Cantada, Verônica, Orquestra dos Meninos, entre outros títulos, receberam um público novo e bastante interessado, através do projeto que tem a formação de platéia para o cinema nacional como um dos seus principais objetivos.

A partir de 18 de outubro, o concorridíssimo Tropa de Elite 2 começa a fazer parte do programa. Alunos e professores de escolas estaduais, com direito a levar um acompanhante, podem passar nas bilheterias do cinema, trocar seu vale-ingresso por um ticket e entrar na sala para assistir ao filme mais esperado do ano gratuitamente. Serão realizadas também sessões fechadas especiais para turmas de escolas, algumas seguidas de debates.

A primeira sessão especial de Tropa de Elite 2, dia 22 de outubro, próxima sexta-feira, no novo cinema de Sulacap, será apresentada pelo diretor José Padilha, pelos atores Sandro Rocha e André Ramiro, pela Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes e pelo Secretário de Estado de Educação Wilson Risolia Rodrigues. Serão distribuídos brindes especiais do filme e do programa para os 900 estudantes.

A parceria entre o Tropa de Elite 2 e o programa CINEMA PARA TODOS vai além de viabilizar o acesso dos estudantes e educadores às sessões do filme. Os promotores que visitam as escolas estaduais estão fazendo uma divulgação especial (levando cartazes, trailer, material promocional) e o filme ganhou destaque no site do CINEMA PARA TODOS. A equipe pedagógica do programa produziu um material específico sobre Tropa de Elite 2 com o objetivo de assessorar os professores e diretores das instituições, grandes aliados do projeto, sobre como o cinema pode servir como uma janela para o aprendizado dos alunos, a partir do uso dos filmes nas atividades pedagógicas em sala de aula, podendo ser também apenas uma atividade com caráter de lazer.

Gisella Cardoso, gerente do Programa, comenta a finalidade deste tipo de ação: “É incrível e muito importante essa possibilidade de usar um filme tão atraente para o aluno e que também pode servir para o educador problematizar e tematizar em variadas atividades sugeridas pela nossa equipe pedagógica as questões com que nossa sociedade se depara no dia a dia."

Em 2010, o CINEMA PARA TODOS beneficia 21 municípios do estado do Rio de Janeiro que possuem salas de cinema comerciais conveniadas ao programa – Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Duque de Caxias, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras, Volta Redonda e, desde início de setembro, Macaé e Itaperuna, dois grandes municípios das regiões Norte e Noroeste, as mais carentes na área de audiovisual, que acabaram de ganhar novas salas de cinema.

Municípios próximos a estes que não possuem cinemas podem ser atendidos através de sessões para grupos de alunos, agendadas previamente, como está sendo feito com Rio das Ostras, Cabo Frio, Araruama, Itaboraí e Belford Roxo. Os vales podem ser usados todos os dias da semana, em sessões regulares de qualquer filme nacional (seguindo a programação e funcionamento de cada cinema).

Realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em convênio com o ICEM -Instituto Cultura em Movimento, e em parceria com o Sindicato dos Exibidores e o Sindicato dos Distribuidores, o CINEMA PARA TODOS, além de beneficiar estudantes e promover a formação de público, também estimula a cadeia produtiva do audiovisual e reforça a receita dos cinemas, dos distribuidores e produtores. Cada município conta com pelo menos um promotor, morador da região, responsável por distribuir os vales-ingresso e motivar alunos e professores a participarem do programa.

Site: www.cinemaparatodos.rj.gov.br
Twitter: http://twitter.com/cinemaparatodos
Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74947889
Facebook: www.facebook.com/pages/Rio-De-Janeiro-Brazil/Cinema-Para-Todos/325555869110?v=wall&ref=search
e-mail: contato@cinemaparatodos.rj.gov.br

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.