news
CAIXA apresenta a maior mostra simultânea do país
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Compartilhar
A Caixa Econômica Federal apresenta, de 05 a 28 de novembro de 2010, “Galeria CAIXA Brasil”, a maior mostra simultânea já realizada no país. O acervo artístico do banco – que inclui trabalhos de Djanira, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante e outros – será exposto nas 27 capitais brasileiras, como parte das comemorações dos 150 anos da CAIXA. As exposições, com entrada franca, serão montadas nas cinco unidades da CAIXA Cultural (Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e em museus e galerias de arte de instituições parceiras nas demais cidades.

A abertura das 27 exposições, no dia 05, ocorrerá em homenagem ao Dia Nacional da Cultura Brasileira. Nas unidades da CAIXA Cultural haverá oficinas para alunos de escolas públicas e particulares, instituições que cuidam de idosos e portadores de necessidades especiais e visitas monitoradas.

Cada capital receberá obras de artistas renomados que compõem o acervo da CAIXA, como Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Djanira, Portinari, Glauco Rodrigues, Antonio Poteiro, Abelardo Zaluar, Tomie Ohtake, Francisco Rebolo, Cícero Dias, Antonio Bandeira, Newton Cavalcanti, Yara Tupinambá, Renina Katz, Rui Faquini e tantos outros, totalizando 600 obras de arte, entre pinturas, gravuras, fotografias, serigrafias, desenhos e outras técnicas.

:: Seleção Popular ::

O visitante, em cada um dos 27 locais da mostra, poderá votar nas três obras preferidas. Ao final das exposições, as três peças eleitas em cada capital, totalizando 81, comporão cinco novas exposições fruto da preferência popular. Estas poderão ser visitadas em janeiro de 2011, quando o banco comemora seus 150 anos, nos cinco espaços da CAIXA Cultural pelo país.

:: O Projeto ::

Por acreditar no acesso à cultura como instrumento de fortalecimento da cidadania, o projeto representa o compromisso da CAIXA em maximizar o acesso da população brasileira ao valioso acervo artístico da empresa. Numa jornada das artes visuais, 600 obras – das mais de mil que compõem o acervo da instituição – estarão expostas. Esse esforço possibilita uma visão panorâmica das artes plásticas brasileiras, dada a diversidade de técnicas e temas.

Para a realização da exposição “Galeria CAIXA Brasil” a empresa reuniu seu know-how adquirido ao longo de anos de adoção de uma política de guarda e conservação de obras de arte. Aspectos relacionados à segurança das obras, à adequação técnica dos espaços expositivos e à acessibilidade foram considerados na definição das parcerias que viabilizaram a abertura da mostra em cidades onde ainda não existem unidades da CAIXA Cultural.

:: Acervo Artístico CAIXA ::

A CAIXA possui um acervo artístico composto por quase 2 mil obras entre pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias e gravuras. A formação desse acervo deu-se por aquisições de coleções temáticas – que tem como marco o ano de 1968, quando a CAIXA começou a encomendar obras de renomados artistas brasileiros; pela incorporação de 246 obras do acervo do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986; passando pela aquisição da Coleção Brasília, em 1987, a coleção do V Centenário em 1998/9 e, também, por algumas doações de artistas expositores.

O Acervo da CAIXA abrange um longo período das artes plásticas no Brasil, estando representadas pelo acervo quatro gerações de artistas brasileiros, formando um amplo quadro da diversidade de escolas e tendências que marcam a produção dos últimos cem anos.

A primeira coleção é composta por obras de artistas consagrados, adquiridas para ilustração de bilhetes da Loteria Federal em datas comemorativas como Natal, São João, Independência, Carnaval e Inconfidência Mineira. Nessas ocasiões a CAIXA promovia as chamadas extrações especiais que, além de oferecer ao mercado o atrativo dos prêmios, passaram a ter, já em 1968, a ilustração dos bilhetes correspondentes por renomados artistas brasileiros. Djanira foi a primeira artista contratada, seguida por Di Cavalcanti, Glauco Rodrigues, Newton Cavalcanti, Carlos Scliar, Wellington Virgolino e Aldemir Martins, totalizando 37 artistas.

A segunda coleção veio com a incorporação do BNH à CAIXA, em 1986. Tal processo envolveu a transferência do patrimônio do extinto órgão para a CAIXA. Parte desse patrimônio era o acervo artístico composto de 246 peças. Trata-se de um conjunto de obras que inclui artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Manabu Mabe, Vicente do Rego Monteiro, Milton Dacosta, Alfredo Volpi, dentre outros. Parte dessa coleção encontra-se no acervo do Rio de Janeiro.

A terceira coleção foi adquirida em 1987, ano em que Brasília foi elevada à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. É formada por 60 obras de artistas como Carlos Bracher, Glênio Bianchetti, Eduardo Zimmermann, Cláudio Tozzi e Athos Bulcão, entre outros.

Dando continuidade à sua política de incentivo às artes nacionais, a CAIXA, em 1998, iniciou a composição de mais uma coleção, cujo tema é o "V Centenário do Descobrimento do Brasil". Dentro dessa proposta, em 1998, foram adquiridas cinco obras de autoria dos artistas Carmela Gross, João Câmara, Siron Franco, Roberto Aguilar e Daniel Senise. Em 1999, continuando a executar o projeto de formação da Coleção V Centenário do Descobrimento, foram analisados vários projetos de artes plásticas e escolhido o artista Antônio Poteiro, pintor e escultor residente em Goiânia, com aquisição de três obras.

As obras do Acervo Caixa são exibidas em mostras nas Galerias da CAIXA Cultural e em museus de diversas cidades brasileiras que ofereçam condições exigidas de iluminação, segurança e climatização. Em Brasília, a Galeria “Acervo Caixa” está destinada prioritariamente à exibição do Acervo, abrigando exposições que aqui se iniciam e depois partem para itinerâncias nacionais; na seqüência, novas mostras são elaboradas a partir do olhar de curadores convidados. Essa dinâmica possibilita ao numeroso público o acesso gratuito à fruição de obras de arte de qualidade, com exibição ininterrupta do Acervo Caixa.

:: SERVIÇO ::
Galeria CAIXA Brasil
Abertura: 05 de novembro de 2010, às 19h em todas as capitais
Visitação: de 06 a 28 de novembro de 2010
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais

:: Endereços dos espaços expositivos ::

Aracaju - SE
ESPAÇO EXPOSITIVO: Memorial do Tribunal de Justiça de Sergipe
ENDEREÇO: Praça Olímpio Campos, nº 417, Centro
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: De segunda a sexta-feira
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 08h às 14h
TELEFONE: (79 )3213-0219 / 3213-0771

Belém - PA
ESPAÇO EXPOSITIVO: Museu Histórico do Estado do Pará
ENDEREÇO: Praça Dom Pedro II, s/nº – Cidade Velha
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: Terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 10h às 16h
TELEFONE: (91) 4009-9835

Belo Horizonte - MG
ESPAÇO EXPOSITIVO: Museu de Artes e Ofícios – MAO
ENDEREÇO: Praça Rui Barbosa, s/nº – Praça da Estação
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: Terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça, quinta e sexta: Das 12h às 19h
Quarta: Das 12h às 21h. Sábados, domingos e feriados: de 11h às 17h
TELEFONE: (31) 3248-8600

Boa Vista - RR
ESPAÇO EXPOSITIVO: Centro Turístico Multicultural de Boa Vista – FETEC (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura)
ENDEREÇO: Avenida Ville Roy, nº 292-E
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: Todos os dias.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segundas às sextas, 8h às 12h – 14h às 22h
Sábados, domingos e feriados – Das 17h às 22h
TELEFONE: (95) 3621-3953

Brasília - DF
ESPAÇO EXPOSITIVO: Caixa Cultural Brasília
ENDEREÇO: SBS Q. 04 - Lotes ¾ Anexo
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: De terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 9h às 21h
TELEFONE: (61) 3206-9450

Campo Grande - MS
ESPAÇO EXPOSITIVO: MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS
ENDEREÇO: Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, Parque das Nações Indígenas
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: Terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a sexta, das 12h às 18h. Sábado e domingo: das 14h às 18h
TELEFONE: (67) 3326 7449

Cuiabá - MT
ESPAÇO EXPOSITIVO: Museu de Arte e Cultura Popular – Centro Cultural UFMT
ENDEREÇO: Av. Fernando Corrêa, s/nº - Coxipó
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Segunda a Sexta
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 7h30 às 11h30h - Das 13h30 às 17h30h
TELEFONE: (65) 3615 8355

Curitiba - PR
ESPAÇO EXPOSITIVO: Caixa Cultural Curitiba
ENDEREÇO: Rua Conselheiro Laurindo, nº 280
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: Terça a domingo.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De terça a quinta, das 10h às 19h. Sexta, sábado e domingo, das 10h às 21h
TELEFONE: (41) 2118-5409

Florianópolis - SC
ESPAÇO EXPOSITIVO: Fundação Hassis
ENDEREÇO: Rua Luiz da Costa Freysleben, nº 87 – Itaguaçu
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO: Terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De terça a quinta, das 10h às 19h. Sexta, sábado e domingo, das 10h às 21h
TELEFONE: (48) 3348-7370

Fortaleza - CE
ESPAÇO EXPOSITIVO: IACC – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
ENDEREÇO: Rua Dragão do Mar, nº 81 – Praia de Iracema
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a quinta - das 09h às 19h. Sexta a domingo, 14h às 21h
TELEFONE: (85) 3488-8600

Goiânia - GO
ESPAÇO EXPOSITIVO: Museu de Arte de Goiânia – MAG
ENDEREÇO: Rua 1, n° 605 – Bosque dos Buritis. Setor Oeste. Goiânia-GO
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Terça a sexta. Sábados e domingos
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a sexta: das 9h às 17h. Sábado e domingo das 10h às 17h.
TELEFONE: (62) 3524-1189

João Pessoa - PB
ESPAÇO EXPOSITIVO: Estação Ciência, Cultura e Artes
ENDEREÇO: Rua João Cirilo, s/nº - Altiplano
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: de terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De terça a sexta, das 9h às 21h. Sábado e domingo das 10h às 21h
TELEFONE: (83) 3214-8303

Macapá - AP
ESPAÇO EXPOSITIVO: Museu Histórico Amapá Joaquim Caetano da Silva
ENDEREÇO: Avenida Mário Cruz, nº 376 – Centro
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: de terça a domingo.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De terça a domingo, das 9h às 18h
TELEFONE: (96) 3223-5441

Maceió - AL
ESPAÇO EXPOSITIVO: Memorial à República
ENDEREÇO: Avenida da Paz, s/nº - Centro
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: de terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a sexta, das 9h às 17h e sábado e domingo, das 14h às 17h.
TELEFONE: (82) 3315-7874

Manaus - AM
ESPAÇO EXPOSITIVO: ICBEU – Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos
ENDEREÇO: Avenida Joaquim Nabuco, nº 1286 – Centro
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Segunda a sábado
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h
TELEFONE: (92) 3232-5919

Natal - RN
ESPAÇO EXPOSITIVO: Fundação Cultural Capitania das Artes
ENDEREÇO: Avenida Câmara Cascudo, nº 434 – Centro
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Segundas às sextas
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 8h às 17h
TELEFONE: (84) 3232-4950

Palmas - TO
ESPAÇO EXPOSITIVO: Palácio do Araguaia
ENDEREÇO: Praça dos Girassóis, s/nº
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Segunda-feira a sexta-feira
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 8h às 18h
TELEFONE: (63) 3212-4045

Porto Alegre - RS
ESPAÇO EXPOSITIVO: Museu de Arte do Rio Grande do Sul ‘Ado Malagoli’ – MARGS
ENDEREÇO: Praça da Alfândega, s/nº – Centro – Porto Alegre
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a domingo, das 10h às 19h
TELEFONE: (51) 3286-3145

Porto Velho - RO
ESPAÇO EXPOSITIVO: Casa de Cultura Ivan Marrocos
ENDEREÇO: Rua Carlos Gomes, nº 563 – Caiari
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Segunda a segunda
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 8h às 20h
TELEFONE: (69) 3216-5138

Recife - PE
ESPAÇO EXPOSITIVO: Museu do Estado de Pernambuco
ENDEREÇO: Av. Rui Barbosa, nº 960 – Graças - Recife
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: terça a domingo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a sexta, das 9h às 17h e sábado e domingo, das 14h às 17h
TELEFONE: (81) 3184-3170

Rio Branco - AC
ESPAÇO EXPOSITIVO: Fundação Cultural Elias Mansur
ENDEREÇO: Rua Senador Eduardo Assmar, nº 1291 – 2º Distrito
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Todos os dias
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta – Das 8h às 19h30. Sábados, domingos e feriados – das 14h às 18h
TELEFONE: (68) 3223-9688

Rio de Janeiro - RJ
ESPAÇO EXPOSITIVO: Caixa Cultural Rio de Janeiro
ENDEREÇO: Avenida Almirante Barroso, nº 25, Sobreloja - Centro
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: de terça a domingo, das 15h às 20h
TELEFONE: (21) 2544-4080

Salvador - BA
ESPAÇO EXPOSITIVO: Caixa Cultural Salvador
ENDEREÇO: Rua Carlos Gomes, nº 57 - Centro
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: terça a domingo - das 9h às 18h
TELEFONE: (71) 3241-4200

São Luís - MA
ESPAÇO EXPOSITIVO: Convento das Mercês / Fundação José Sarney
ENDEREÇO: Rua da Palma, nº 502 – Centro
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Terça a sábado.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terças às sextas - das 12h às 18h. Sábados – Das 9h às 15h
TELEFONE: (98) 3231-0641

São Paulo - SP
ESPAÇO EXPOSITIVO: Caixa Cultural São Paulo
ENDEREÇO: Praça da Sé, nº 111 – 8º andar - Centro
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sábado, das 10h às 21h e domingos, das 12h às 21h
TELEFONE: (11) 3321-4400

Teresina - PI
ESPAÇO EXPOSITIVO: Galeria do Clube dos Diários
ENDEREÇO: Praça Pedro II, s/nº - Centro
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: segunda a sexta
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 08h às 19h
TELEFONE: (86) 3222-7075

Vitória - ES
ESPAÇO EXPOSITIVO: Universidade Federal do Espírito Santo
ENDEREÇO: Av. Fernando Ferrari nº 514 – Campos Goiabeiras
DIAS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU: Segunda a sexta
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 8h às 19h
TELEFONE: (27) 3335 2370

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.