news
FOLIAS METAFÍSICAS - espetáculo, que será apresentado para comunidades quilombolas, será registrado em vídeos e exibidos em Moçambique
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Compartilhar
Durante o mês de outubro, comunidades quilombolas do Rio de Janeiro recebem, pela primeira vez, a apresentação de um espetáculo de teatro. A peça Folias Metafísicas, que tem a poesia de Geraldo Carneiro e a música de Egberto Gismonti, conta com o patrocínio da Oi e o apoio cultural do Oi Futuro. A passagem do espetáculo por comunidades quilombolas será registrada em vídeos que serão exibidos em Moçambique, na última semana de outubro, paralelamente à apresentação do espetáculo no Festival Internacional de Artes, que será realizada nesse país.

Dirigido por Fransérgio Araújo, tendo em cena a atriz Sandra Bonadeus, o espetáculo aborda com intensidade temas universais, como o amor, a morte, a solidão, a criação e a arte. Folias Metafísicas é uma celebração à existência humana.

A peça é resultado de experiências de interação e investigação criativa entre as linguagens da poesia e do teatro e tem como um dos destaques a música-tema Palhaço na Caravela, composta por Egberto Gismonti e gravada pela Orquestra de Sopros da Pró-Arte. Folias Metafísicas resgata, agora no teatro, uma das mais importantes parcerias da MPB contemporânea com a integração da poesia de Geraldo Carneiro com a música de Egberto Gismonti.

O espetáculo foi idealizado para ocupar não-teatros e espaços abertos, tendo como cenário o ambiente em que se instala. Em novembro, Folias Metafísicas fará temporada no Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), aos sábados e domingos, com entrada franca. Além do circuito quilombola, Folias Metafísicas percorrerá também aldeias indígenas, acampamentos ciganos e colônias de pescadores. Em 2011, a peça será encenada em cidades históricas de Minas Gerais, paraísos ambientais do Brasil, como Fernando de Noronha e o Pantanal, favelas cariocas e pontos turísticos do Rio de Janeiro, entre outros roteiros.

---------------------------------------------------------

:: FICHA TÉCNICA ::
poesia | Geraldo Carneiro
direção | Fransérgio Araújo
dramaturgia e interpretação | Sandra Bonadeus
música | Egberto Gismonti
direção de arte | Carlos Alberto Nunes
preparação vocal | Danuzza Sartori
programação visual | Ruth Freihof e Christiane Kramer

Orquestra de sopros da pró-arte | Alice Passos, Bebel Nicioli, Bernardo de Carvalho, Carolina Chaves, Clarice Nicioli, Diogo Acosta, Frederico Cavaliere, Gabriel Gabriel, Gabriel Pontes, Jeferson Souza, João Paulo Almeida, Johanna Weglinki, Jonas Corrêa, Luana Feliciano, Marina Nascimento, Marcos da Silva, Matias Corrêa e Tahyná Oliveira

assessoria jurídica | Silvia Gandelman
administração| Coarte Assessoria
realização | Lúcida Casual Arte Mídia Ltda.
Temporada 2010

Circuito Quilombola – Outubro de 2010
Angra dos Reis (Santa Rita do Bracuí): 16/10/2010
Valença (São José da Serra): 23/10/2010

Moçambique – Maputo
Festival Internacional de Artes de Moçambique: 25 a 31/10/2010

Parque da Catacumba – Rio de Janeiro
Temporada de 06 a 28/11/2010
Sábados e domingos, às 11h, com entrada franca
Lotação limitada, distribuição de senhas meia hora antes do espetáculo

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.