news
Festival Visões Periféricas termina com 13 curtas premiados de diversas região do país
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Compartilhar
A 4ª edição do Festival Visões Periféricas chega ao final com festa no Oi Futuro, em Ipanema. Foram 13 curtas em vídeo premiados dentro das quatro mostras competitivas e também na mostra temática Carioca da Gema. Em seis dias o festival exibiu 99 filmes inéditos, divididos em oito mostras, além de sessões em cineclubes espalhados pela cidade e também em sessões interativas organizadas em comunidades como o Pavão-pavãozinho.

Os grandes vencedores das mostras presenciais do Festival Visões Periféricas 2010, que foram escolhidos pelo júri oficial, são os filmes: Thiller, de Lucas Bonini, Marcos Valério Guimarães, Daniela Camila e alunos e professores da rede Municipal de Vila Velha, ES, vencedor da mostra Visorama; e Aranceles de Melo Viana, que foi o ganhador da Fronteiras Imaginárias. As categorias que tiveram exibição e votação pela internet premiaram dois filmes cada. Quem garantiu o primeiro lugar na mostra inédita Imagens Remix foi o Cala boca Galvão – save Galvão birds, de Fernando Motolese, já a segunda posição ficou com Sobre rodas, de Carolina Cor. Na categoria Tudojuntomisturado os filmes vencedores foram Observador do mundo, de Anderson Douglas Almeida, que levou o primeiro lugar e 36+4, de Marcelo Valle, que ficou em segundo.

Outros curtas também foram premiados pelo júri popular e por menção honrosa, além do Prêmio Ascine e do Prêmio ABD e C-RJ. Na mostra Visorama o público escolheu o filme Valão da sorte, de Ana Paula Martins e o curta A Gota (direção coletiva) recebeu menção honrosa. Na Fronteiras Imaginárias a menção foi para Rio de Mulheres, de Cristina Maure e Joana Oliveira e o júri popular elegeu O filme mais violento do mundo, de Gilberto Scarpa. O curta Costas Largas, do diretor Mário Márcio, que participou da mostra temática Cinema da Gema levou o Prêmio Ancine, já o Prêmio ABD e C-RJ foi conquistado pelo filme Rodando a moenda, de Sara Oliveira e Liliane Sena, que concorreu na mostra Visorama.

Os grandes vencedores do Festival Visões Periféricas 2010 são:

Visorama
Thiller, de Lucas Bonini, Marcos Valério Guimarães, Daniela Camila e alunos e professores da rede Municipal de Vila Velha, ES. – (ES).

Prêmio ABD e C-RJ: Rodando a moenda, Sara Oliveira e Liliane Sena – (BA).

Menção Honrosa: A Gota, direção. - (GO).

Júri Popular: Valão da sorte, Ana Paula Martins. - (RJ).

Fronteiras Imaginárias
Aranceles, Melo Viana. – (PR).

Menções honrosas: Rio de Mulheres, Cristina Maure e Joana Oliveira; - (MG).
O som do tempo, de Petrus Cariry; - (CE).
Peixe pequeno, de. Vincent Carelli e Altair Paixão – (PE).

Júri Popular: O filme mais violento do mundo, Gilberto Scarpa. – (MG).

Imagens Remix
Cala boca Galvão – save Galvão birds, Fernando Motolese (Primeiro lugar) – (SP).
Sobre rodas, Carolina Cor (Segundo lugar) – (RJ).

Tudojuntomisturado
Observador do mundo, Anderson Douglas Almeida (Primeiro lugar). – (PE)
36+4, Marcelo Valle (Segundo lugar) – (RJ).
Prêmio Ascine/RJ (Cinema da Gema): Costas Largas, Mário Márcio – (RJ).

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.