news
Inscrições abertas para 9 oficinas gratuitas com a Cia Oficina, que volta ao Rio de Janeiro com 4 peças do seu repertório
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Compartilhar
Durante a turnê do projeto Dionisíacas em Viagem, que o Teatro Oficina (SP) leva ao Rio de Janeiro no mês de novembro, os 61 técnicos, produtores e artistas do grupo realizarão as Uzynas Uzonas, um novo conceito de oficinas, transformadas em vivências artísticas.

O objetivo é intercambiar experiências, conhecimentos e sabedorias com artistas e técnicos de cada cidade, nas diversas áreas que fazem parte do jogo: direção/atuação/música, sonoplastia, produção/divulgação, iluminação, figurino, cenografia/arquitetura cênica/direção de arte, direção de cena, vídeo e transmissão online. Os participantes das oficinas atuarão também nas cenas e/ou bastidores dos quatro espetáculos encenados pela Cia Oficina na capital carioca: Taniko (12/11, as 20h), Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!! (13/11, as 18h), Bacantes (14/11, as 18h) e O Banquete (15/11, as 19h).

As oficinas fazem parte do Dionisíacas em Viagem, um projeto com apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras.

No Rio de Janeiro, as Uzynas Uzonas acontecerão a partir do dia 05 de novembro, no Sambódromo. Entre os dias 05 e 10 de novembro, serão realizadas as atividades com os atuadores do Teatro Oficina. Todos os inscritos integrarão os ensaios gerais das peças, a noite, para ficarem aptos a participar dos espetáculos entre os dias 12 e 15 de outubro – e que serão apresentados no Teatro de Extádio, instalação itinerante com capacidade para duas mil pessoas que será montada no Terreirão do Samba (Praça Onze). Tanto o ensaio geral quanto a participação durante as apresentações fazem parte das Uzynas Uzonas. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas enviando-se um email para oficinas@teatroficina.com.br com nome completo, RG, e a indicação de qual das oficinas pretende cursar. Os participantes receberão um email confirmando a inscrição. Maiores informações podem ser conseguidas site www.teatroficina.com.br . São disponibilizadas apenas 40 vagas para cada uma das Uzynas – e 80 vagas para a oficina de direção/atuação/música.

Cada pessoa inscrita poderá participar de uma única oficina. As Uzynas Uzonas serão realizadas através de trabalhos práticos na montagem do Teatro de Extádio e de seus espetáculos. No primeiro dia, todos os inscritos irão participar de uma atividade inicial com o diretor José Celso Martinez Corrêa, que junto aos Corifeus do grupo, realizará das 17 às 22h uma série de exercícios iniciais. A partir do segundo dia, cada grupo desenvolverá atividades específicas nas oficinas em que estiverem inscritos. São Oficinas Uzynas Uzonas de práticas conjuntas, ligadas a tudo que abrange o Teat(r)o Total que vem sendo criado desde 1967, data histórica da estréia de “O Rei a Vela” de Oswald de Andrade, no Teat(r)o Oficina.

Toda a experiência adquirida no processo das Uzynas Uzonas serão posteriormente utilizadas pelo núcleo da Universidade Antropófaga, projeto desenvolvido pelo Teatro Oficina em São Paulo que pretende criar no entorno de sua sede um local de educação e formação de jovens artistas. Enquanto isso não acontece, o time do Teatro Oficina que permanece na sede realiza o jogo das Oficinas Uzynas do Movimento Bixigão. Sendo assim, curadores, produtores, psicólogo, pedagogo e arte educadores iniciam o Trabalho Novo, com a preparação de corpo, voz, ritmo, dramaturgia, ecologia e todas as Artes com jovens do bairro do Bixiga, em atividades gratuitas e que têm como super objetivo tornar-se o núcleo da Universidade Antropófaga.

Dionisíacas – Depois de passar com grande sucesso por Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus e Belo Horizonte, as Dionisíacas em Viagem chegam ao Rio de Janeiro com 29 músicos e atores da Cia Oficina em cena, numa equipe que engloba 61 pessoas em turnê. Em cada cidade visitada, um teatro/instalação (chamado de Teatro de Extádio, com “x”) com capacidade para duas mil pessoas é construído, abrigando uma estrutura de duas toneladas de equipamento de som, 150 refletores, dez projetores de vídeo, 12 tendas de camarins e área de convivência para comidas e bebidas. O “Carronaval das Dionisíacas” é composto ainda por uma equipe de vídeo (responsável pelas gravações e projeções durante as peças) e outra de web, já que todos os espetáculos são transmitidos ao vivo pelo site www.teatroficina.com.br

O público poderá assistir a quatro espetáculos: Taniko, Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!, Bacantes e O Banquete. Todos os espetáculos de teatro são dirigidos por José Celso Martinez Corrêa e gratuitos, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimentos (para a peça Cacilda!!, a sugestão é que se leve uma flor). Para o diretor Zé Celso, as quatro peças que serão apresentadas podem ser lidas como uma única obra, embora tenham sido construídas como espetáculos diferenciados. Com encadeamentos temáticos que fazem a ligação entre elas, a idéia é narrar/discutir/vivenciar Dionysios, o Deus do Teatro, desde o seu nascimento a sua celebração.

>> SERVIÇO <<

UZYNAS UZONAS no Rio de Janeiro
Período: De 05 a 15 de novembro.
Inscrições: Através do envio de um e-mail para oficinas@teatroficina.com.br com nome completo, RG e a indicação de qual das oficinas pretende cursar. Os participantes receberão um email confirmando a inscrição.
Local das Oficinas: Sambódromo.
Horário das Oficinas: Das 17 às 22h.
Vagas: 40 vagas por oficina – e 80 vagas para a oficina de direção/atuação/música.
Valor: Gratuito

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS

ATUAÇÃO/DIREÇÃO/ MÚSICA:
Esta área é o centro irradiador da ação estética e técnica dos espetáculos. Tem como base a Física-Anímica e a prática de trabalhos de corpo, visando a transformação da anatomia na desconstrução do corpo sedentário, careta, ou tipo “Malhação”, em busca do Corpo Elétrico–Corpo Atuador de jogador de Teatro. As atividades serão orientadas pelo diretor José Celso Martinez Corrêa e pelos atores e músicos do Dionisíacas em Viagem. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h.

FIGURINO:
Os quatro espetáculos que serão apresentados – Taniko, Cacilda!!, O Banquete e Bacantes – terão seus figurinos montados nesta oficina. A figurinista Sônia Ushiyama vai orientar os participantes em cada peça utilizada em cena, a fim de possuir um resultado prático e funcional ao término das atividades. Os candidatos devem ter mais de 16 anos e gostar de trabalhos manuais. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

VIDEO:
Estes trabalhos são para os interessados em Cinema Digital ligado às artes cênicas de atuação, trabalhando com a linguagem de vídeo durante os espetáculos. Os candidatos destas Uzynas Uzonas terão a iniciação na montagem das estruturas dos telões e na captação das imagens utilizadas nas peças do Oficina. Os interessados devem levar suas câmeras: domésticas, profissionais, celular e etc. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

DIREÇÃO DE CENA (TRAQUITANAS/CONTRARREGRAGEM/MAQUINÁRIO):
Os interessados em contrarregragem serão iniciados pelos Diretores de Cena e terão acesso ao trabalho de contrarregragem dos elementos descartáveis ou na reparação de objetos, assim como no jogo cênico, na execução destas funções durante os espetáculos do Teatro de Extádio. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

TRANSMISSÃO ONLINE
Todos os espetáculos que integram a turnê das Dionisíacas em Viagem são transmitidos ao vivo pelo site www.teatroficina.com.br . Nesta oficina, os participantes irão aprender como se realiza esse processo, desde a instalação dos equipamentos à captação e edição das imagens durante a transmissão direta dos espetáculos via WEB. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

SONOPLASTIA:
O Teatro Oficina é conhecido pela sua vivência audaciosa e inovadora em todos os sentidos do fazer arte. A oficina de sonoplastia permite que o candidato tenha a oportunidade de experimentar uma sonoplastia diferente e extremamente profissional em um espaço alternativo. Vários microfones e mais uma banda musical funcionam ao mesmo tempo. Magia? Não...Tecnologia!!! As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

ILUMINAÇÃO:
Esta Oficina terá uma associação direta com a Oficina de Vídeo e Transmissão. Serão trabalhadas as montagens dos refletores, a operação de luz e as mudanças específicas para cada espetáculo, dentro da mega estrutura necessária para o funcionamento do Teatro de Extádio. Os participantes acompanharão a montagem e afinação dos refletores e equipamentos necessários para a realização dos espetáculos. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

CENOGRAFIA/ ARQUITETURA CÊNICA/ OBJETOS DE CENA:
Os interessados no que o teatro tradicional chama de cenografia – e nós de ”território” ou “arquitetura cênica” – irão, juntamente com as arquitetas Cris Cortílio e Carila Matzenbacher, que estão criando as estruturas do Teatro de Extádio, participar de ensinamentos sobre a complexidade cênica de um novo Teatro e suas alegorias, objetos de cena, assim como do que influenciam visualmente nas “marcas” de divulgação dos espetáculos e nos libretos das óperas de Carnaval. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO:
Os interessados em produção e divulgação deste mega empreendimento, iniciar-se-ão pelos produtores e administradores da equipe, sendo aproveitados durante as sessões dos espetáculos em atividades ligadas a administração dos mesmos. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos quatro espetáculos a serem apresentados pelo Teatro Oficina entre os dias 12 e 15 de novembro no Teatro de Extádio, no Terreirão do Samba.
Horário da oficina: Das 17 às 22h. OBS: A partir do dia 6 de novembro, o horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem.

O Teatro Oficina tem:
www.teatroficina.com.br
http://www.youtube.com/tvuzyna
http://twitter.com/teatroficina
http://qik.com/teatroficina
http://www.facebook.com/uzyna.uzona
http://blog.teatroficina.com.br

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.