news
3ª edição do CopaFest acontece dias 26 e 27 de novembro, no Copacabana Palace
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Compartilhar
Em sua terceira edição, o CopaFest reafirma o compromisso de apresentar o melhor da música instrumental e com uma novidade: acrescentamos, desta vez, um novo tempero no festival, ao convidar um legítimo grupo de tango. Queremos aprofundar essa experiência num futuro próximo, trazendo outros artistas da América Latina que, inspirados em seus ritmos nativos, vêm atualizando a musicalidade de seus países. Com direção musical de Bernardo Vilhena e Carolina Rosman e produção da M´Baraká Experiências Relevantes, o CopaFest é patrocinado pela Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A (TAESA) e copatrocinado pelo Copacabana Palace.

Para abrir o festival, na sexta-feira, 26 de novembro de 2010, às 21h, teremos a paulistana Banda Mantiqueira, do notável clarinetista e saxofonista Nailor Proveta. O conjunto estelar vem colecionando prêmios por seus álbuns impecáveis e, em vias de completar vinte anos de carreira, se apresenta muito raramente no Rio de Janeiro. Em seguida, às 23h, será a vez do quinteto liderado pelo bandoneonista argentino Hector Del Curto, pela primeira vez no Brasil. O seleto público do Golden Room ouvirá uma mistura bem sucedida de tango e jazz, que segue a linhagem dos mestres Astor Piazzolla e Gato Barbieri.

No sábado, dia 27, a festa começa às 20h com o quarteto de Leo Gandelman, um saxofonista que, além de ter tocado e/ou produzido discos memoráveis da MPB, vem trabalhando na divulgação da música instrumental brasileira pelos quatro cantos do planeta. E por falar em terras distantes, fomos até os Estados Unidos buscar o artífice da bossa nova, Dom Salvador. O pianista se apresenta às 23h a bordo do seu sexteto. Nos anos 60, nos trios comandados por ele tocaram os músicos mais importantes da geração, como os bateristas Dom Um Romão e Edison Machado. Na época, Dom criou a mistura do funk com o samba na Banda Abolição, abrindo novos caminhos para a nossa música instrumental.

BANDA MANTIQUEIRA
Formada em 1991, por iniciativa de Nailor Azevedo, o Proveta, a Banda Mantiqueira vem ganhando, cada vez mais, o reconhecimento do público e da crítica, nacional e internacional. No roteiro, altas doses de Pixinguinha, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Guinga, Dorival Caymmi e autorais, de Proveta e Edson Alves. Tudo com arranjos para formação de big-band. Embora conte com excelentes solistas, a Mantiqueira valoriza mais o conjunto do que a individualidade.

HECTOR DEL CURTO
Elogiado pelo New York Times como "um músico magnífico", o bandoneonista argentino Hector Del Curto tem cativado o público ao redor do mundo como solista e músico de câmara. Já gravou com dois mestres do tango: Astor Piazzolla (1921-1992) e Osvaldo Pugliese (1905-1995). Além de seus próprios projetos, Hector Del Curto atua no Pablo Ziegler Trio, no Quinteto de Tango Novo, no Fernando Otero X-Tango e no Paquito D´Rivera´s Panamericana Ensemble.

LEO GANDELMAN
Saxofonista, produtor, compositor e arranjador, Leo Gandelman é hoje um dos mais influentes músicos no Brasil. Desde 1977 já participou de mais de 800 gravações. Uma década adiante, iniciou a carreira solo, inspirando-se na música brasileira e no jazz, sempre com versatilidade. Atua bastante nos Estados Unidos, onde conquistou um bom espaço na última década, com direito a seis temporadas de casa cheia no Blue Note, famoso clube de jazz de Nova York.

DOM SALVADOR
Brilhante pianista da geração seminal do samba-jazz, Dom Salvador integrou trios de sucesso, como Copa Trio, que acompanhou astros como Elis Regina e Jorge Ben, Rio-65 Trio, que fez turnês com Edu Lobo e Rosinha de Valença. Foi um dos criadores do grupo Abolição, formado exclusivamente por músicos negros, consolidando o embrião da Banda Black Rio. Aos 72 anos, Dom Salvador vive em Nova York, onde toca piano em um restaurante. Seus vinis dos anos 60 e 70 são raridades, vendidas a preços de ouro.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.